Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESMOTIVAÇÃO LINGUÍSTICA: COMO A DIFICULDADE INTERPRETATIVA É UM ENTRAVE NO ENSINO DE QUÍMICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Analfabetos funcionais é a nomenclatura dada as pessoas que carecem da capacidade de interpretar textos e realizar cálculos matemáticos simples, os mesmos sabem realizar a leitura dos textos, porém não conseguem extrair a principal informação, ou seja, não conseguem interpretarem o que leram, o que prejudica no desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal do indivíduo. Na atualsociedade brasileira, apesar dos avanços significativos na área da educação, o analfabetismo funcional ainda é uma realidade persistente. Em vista disso, essa dificuldade interpretativa acaba atrapalhando também no ensino escolar, em especial, a disciplina de Química. Tal realidade, desse modo, acaba desanimando os alunos na hora de resolver os exercícios, contribuindo com a ideia de que a matéria em questão é super difícil. Nesse sentido, analisar como esse fator interfere no aprendizado dos alunos é de extrema importância. Nesse sentido, a pesquisa em primeiro momento escutou alguns alunos e maior parte dos discentes apontaram como sua maior dificuldade em extrair os dados das questões. Com isso, identificou-se que uma parcela significativa da comunidade estudantil possui dificuldades em interpretar textos e aplicar conceitos matemáticos básicos, mesmo sendo capazes de ler. Dessa maneira, o projeto têm caráter qualitativo-quantitativo pontuada em um aprofundamento bibliográfico e, para composição da metodologia, têm como base de campo de estudo e pesquisa algumas escolas na localidade do município de Imperatriz – MA.

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