A formação leitora constitui-se um gargalo para na Educação Básica brasileira. Ao final do Ensino Médio, essa defasagem se acentua ao analisar os resultados da área de Linguagem e suas Tecnologias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesse sentido, elencamos como questão central deste estudo: Qual os processos de ensino-aprendizagem são mobilizados para a formação do leitor na Educação de Jovens e Adultos? Para tanto, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os processos de ensino-aprendizagem mobilizados para a formação do leitor na Educação de Jovens e Adultos. Nessa perspectiva, a metodologia é um estudo de vertente qualitativa a partir de uma pesquisa documental e aplicação de questionário com professores(as) de Língua Portuguesa de turmas de EJA do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Como aporte teórica, tomamos como base as concepções de Lopes (2004), Soares (2009) e Street (2014) acerca dos letramentos; e Solé (1998) que trata sobre as concepções de leitura. Os resultados desse estudo dizem respeito à importância do fomento à leitura em todos os componentes curriculares da grade que compõe o currículo da Educação de Jovens e Adultos, além de mais incentivos à formação do leitor como forma de superar a defasagem escolar no Ensino Médio.