A pesquisa proposta visa analisar a utilização do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) na promoção de uma educação geográfica inclusiva, em conformidade com a legislação brasileira e com diretrizes nacionais e internacionais de educação inclusiva. Tem como abordagem metodológica a análise bibliográfica e os procedimentos metodológicos incluem: levantamento bibliográfico sobre o DUA aplicado à educação geográfica inclusiva e o desenvolvimento de uma sequência didática, seguindo a perspectiva do DUA, fundamentada em uma habilidade específica da BNCC; e proposta de adaptação de materiais pedagógicos correspondente à sequência didática. A pesquisa busca entender como o DUA pode contribuir para garantir o acesso à educação, independentemente das habilidades, deficiências e dificuldades na aprendizagem dos alunos. O objetivo principal é analisar o desempenho do DUA na promoção da inclusão na educação geográfica. A fundamentação teórica da pesquisa destaca a importância da inclusão como um direito fundamental, respaldado por legislações nacionais, e enfatiza a necessidade de superar barreiras físicas, sociais e pedagógicas para garantir a participação plena de todos os alunos no processo educacional. Nesse contexto, o DUA emerge como uma estratégia que visa flexibilizar o ambiente de aprendizagem, tornando-o mais acessível e adaptável às diversas necessidades dos alunos. Os resultados esperados da pesquisa incluem propostas de adaptações necessárias para tornar o ensino de Geografia mais inclusivo e acessível a todos os alunos. Essas avaliações contribuirão para melhorar as práticas pedagógicas e promover uma reflexão sobre a importância da educação inclusiva.