O Plano Individualizado de Transição (PIT) emerge como uma ferramenta essencial para facilitar a transição dos estudantes da escola para a vida adulta, fornecendo orientação individualizada, apoio emocional e planejamento de metas realistas. Para a efetivação do PIT, é fundamental que o suporte providenciado no AEE, esteja alinhado de forma concisa com esse processo. O profissional do AEE desempenha um papel central para o êxito dessa transição. Ao reconhecer as habilidades, interesses e necessidades únicas de cada escolar, o PIT visa capacitar os estudantes com deficiência ou outras necessidades educacionais específicas a alcançarem sua independência pessoal, acadêmica e profissional. Nesse propósito, teve-se como objetivo do trabalho analisar a partir da literatura aspectos importantes e necessários para realização do PIT para estudantes público da educação especial no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Enfatizou-se a importância da colaboração entre educadores, familiares e profissionais de apoio na implementação eficaz do PIT, destacando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e centrada no estudante, bem como a importância de uma abordagem abrangente e colaborativa, envolvendo uma avaliação individualizada das habilidades e necessidades de cada estudante, com a participação ativa do estudante. A definição de metas realistas e mensuráveis, em conjunto com a família, permite o desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais necessárias para a transição para a vida adulta. Conclui-se que investir no desenvolvimento e implementação de PIT voltados às necessidades da população de estudantes público da Educação Especial na EJA é de suma importância para garantir uma transição a para a vida adulta e para promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos os estudantes, necessitando de mais trabalhos e discussões na área.