O presente trabalho objetiva investigar em que medida o Material Estruturado de Língua Portuguesa (MDE), elaborado pelos docentes da rede estadual do Ceará, contribui para o desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão e interpretação de textos, dos alunos de uma escola pública de Ensino Médio Profissional em Tempo Integral, a partir dos resultados da Avaliação Diagnóstica da SEDUC-CE realizada no ano 2023. Busca-se, com as discussões realizadas, um olhar acurado sobre os dados para realizar as intervenções necessárias, observando os avanços na aprendizagem dos estudantes após a aplicação do material. Como aportes teóricos, baseamo-nos em Koch e Elias (2012), Antunes (2006), Kleiman (2009) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2013). Para a realização da pesquisa, faremos uma análise do Material Didático Estruturado (MDE) edição 2020, elaborado pelos professores da rede estadual do Ceará. Como resultado preliminar, verificamos que o material estruturado contém uma sequência didática producente para o desenvolvimento das aprendizagens.