A Plataforma CHA para Educadores foi criada durante a pandemia de COVID-19 para promover saúde e apoio pedagógico para estes profissionais no período em que foram necessárias as medidas de distanciamento social. A presente pesquisa objetiva analisar a relação dos educadores com as metodologias ativas de ensino-aprendizagem no cotidiano escolar e tem como público participante os docentes inscritos voluntariamente na Plataforma CHA. Ao ingressar na Plataforma, os docentes preenchem um questionário com perguntas socioeconômicas e perguntas sobre o uso de metodologias ativas. Para esse público, construiu-se um curso intitulado “Metodologias ativas de ensino-aprendizagem” no Campus Virtual da Fiocruz, em uma plataforma Modular Object-oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) com carga horária de 30 horas divididas entre aulas síncronas e assíncronas sobre metodologias ativas. Disponibilizaram-se materiais no campus virtual da Fundação Oswaldo Cruz, além disso, neste mesmo ambiente ocorreram as aulas síncronas. Enviou-se o e-mail convite a todos os educadores inscritos na Plataforma CHA. Registram-se 76 inscrições no curso, destes 41 nunca frequentaram o curso e 35 frequentaram. Ao final do curso, oito docentes participaram da maioria das atividades propostas e quatro preencheram o questionário de avaliação de reação. Os dados sobre os conhecimentos e as possibilidades de uso das metodologias foram coletados e analisados antes e depois do curso. Com as análises dos questionários, pode-se identificar o nível de apropriação e eventuais dificuldades de aplicação em relação ao uso de metodologias ativas pelos docentes. Constatou-se principalmente que, apesar de os professores terem interesse em empregar as metodologias ativas e algumas vezes fazê-lo, eles encontram obstáculos por se sentirem pouco qualificados e/ou motivados para tal. Por outro lado, os docentes se sentiram entusiasmados, sobretudo pela valorização do protagonismo do aluno, a promoção da inovação das aulas e o aumento da interação com os discentes.