Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURSO METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA DOCENTES DA PLATAFORMA CHA PARA EDUCADORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112164
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4681
    "inscrito_id" => 5334
    "titulo" => "CURSO METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA DOCENTES DA PLATAFORMA CHA PARA EDUCADORES"
    "resumo" => "A Plataforma CHA para Educadores foi criada durante a pandemia de COVID-19 para promover saúde e apoio pedagógico para estes profissionais no período em que foram necessárias as medidas de distanciamento social. A presente pesquisa objetiva analisar a relação dos educadores com as metodologias ativas de ensino-aprendizagem no cotidiano escolar e tem como público participante os docentes inscritos voluntariamente na Plataforma CHA. Ao ingressar na Plataforma, os docentes preenchem um questionário com perguntas socioeconômicas e perguntas sobre o uso de metodologias ativas. Para esse público, construiu-se um curso intitulado “Metodologias ativas de ensino-aprendizagem” no Campus Virtual da Fiocruz, em uma plataforma Modular Object-oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) com carga horária de 30 horas divididas entre aulas síncronas e assíncronas sobre metodologias ativas. Disponibilizaram-se materiais no campus virtual da Fundação Oswaldo Cruz, além disso, neste mesmo ambiente ocorreram as aulas síncronas. Enviou-se o e-mail convite a todos os educadores inscritos na Plataforma CHA. Registram-se 76 inscrições no curso, destes 41 nunca frequentaram o curso e 35 frequentaram. Ao final do curso, oito docentes participaram da maioria das atividades propostas e quatro preencheram o questionário de avaliação de reação. Os dados sobre os conhecimentos e as possibilidades de uso das metodologias foram coletados e analisados antes e depois do curso. Com as análises dos questionários, pode-se identificar o nível de apropriação e eventuais dificuldades de aplicação em relação ao uso de metodologias ativas pelos docentes. Constatou-se principalmente que, apesar de os professores terem interesse em empregar as metodologias ativas e algumas vezes fazê-lo, eles encontram obstáculos por se sentirem pouco qualificados e/ou motivados para tal. Por outro lado, os docentes se sentiram entusiasmados, sobretudo pela valorização do protagonismo do aluno, a promoção da inovação das aulas e o aumento da interação com os discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5334_TB4681_22102024205717.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA FERREIRA SILVA MANGHINI"
    "autor_nome_curto" => "Lívia Manghini"
    "autor_email" => "livia.ferreira@live.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112164
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4681
    "inscrito_id" => 5334
    "titulo" => "CURSO METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA DOCENTES DA PLATAFORMA CHA PARA EDUCADORES"
    "resumo" => "A Plataforma CHA para Educadores foi criada durante a pandemia de COVID-19 para promover saúde e apoio pedagógico para estes profissionais no período em que foram necessárias as medidas de distanciamento social. A presente pesquisa objetiva analisar a relação dos educadores com as metodologias ativas de ensino-aprendizagem no cotidiano escolar e tem como público participante os docentes inscritos voluntariamente na Plataforma CHA. Ao ingressar na Plataforma, os docentes preenchem um questionário com perguntas socioeconômicas e perguntas sobre o uso de metodologias ativas. Para esse público, construiu-se um curso intitulado “Metodologias ativas de ensino-aprendizagem” no Campus Virtual da Fiocruz, em uma plataforma Modular Object-oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) com carga horária de 30 horas divididas entre aulas síncronas e assíncronas sobre metodologias ativas. Disponibilizaram-se materiais no campus virtual da Fundação Oswaldo Cruz, além disso, neste mesmo ambiente ocorreram as aulas síncronas. Enviou-se o e-mail convite a todos os educadores inscritos na Plataforma CHA. Registram-se 76 inscrições no curso, destes 41 nunca frequentaram o curso e 35 frequentaram. Ao final do curso, oito docentes participaram da maioria das atividades propostas e quatro preencheram o questionário de avaliação de reação. Os dados sobre os conhecimentos e as possibilidades de uso das metodologias foram coletados e analisados antes e depois do curso. Com as análises dos questionários, pode-se identificar o nível de apropriação e eventuais dificuldades de aplicação em relação ao uso de metodologias ativas pelos docentes. Constatou-se principalmente que, apesar de os professores terem interesse em empregar as metodologias ativas e algumas vezes fazê-lo, eles encontram obstáculos por se sentirem pouco qualificados e/ou motivados para tal. Por outro lado, os docentes se sentiram entusiasmados, sobretudo pela valorização do protagonismo do aluno, a promoção da inovação das aulas e o aumento da interação com os discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5334_TB4681_22102024205717.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA FERREIRA SILVA MANGHINI"
    "autor_nome_curto" => "Lívia Manghini"
    "autor_email" => "livia.ferreira@live.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Plataforma CHA para Educadores foi criada durante a pandemia de COVID-19 para promover saúde e apoio pedagógico para estes profissionais no período em que foram necessárias as medidas de distanciamento social. A presente pesquisa objetiva analisar a relação dos educadores com as metodologias ativas de ensino-aprendizagem no cotidiano escolar e tem como público participante os docentes inscritos voluntariamente na Plataforma CHA. Ao ingressar na Plataforma, os docentes preenchem um questionário com perguntas socioeconômicas e perguntas sobre o uso de metodologias ativas. Para esse público, construiu-se um curso intitulado “Metodologias ativas de ensino-aprendizagem” no Campus Virtual da Fiocruz, em uma plataforma Modular Object-oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) com carga horária de 30 horas divididas entre aulas síncronas e assíncronas sobre metodologias ativas. Disponibilizaram-se materiais no campus virtual da Fundação Oswaldo Cruz, além disso, neste mesmo ambiente ocorreram as aulas síncronas. Enviou-se o e-mail convite a todos os educadores inscritos na Plataforma CHA. Registram-se 76 inscrições no curso, destes 41 nunca frequentaram o curso e 35 frequentaram. Ao final do curso, oito docentes participaram da maioria das atividades propostas e quatro preencheram o questionário de avaliação de reação. Os dados sobre os conhecimentos e as possibilidades de uso das metodologias foram coletados e analisados antes e depois do curso. Com as análises dos questionários, pode-se identificar o nível de apropriação e eventuais dificuldades de aplicação em relação ao uso de metodologias ativas pelos docentes. Constatou-se principalmente que, apesar de os professores terem interesse em empregar as metodologias ativas e algumas vezes fazê-lo, eles encontram obstáculos por se sentirem pouco qualificados e/ou motivados para tal. Por outro lado, os docentes se sentiram entusiasmados, sobretudo pela valorização do protagonismo do aluno, a promoção da inovação das aulas e o aumento da interação com os discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.