Este estudo teve como objetivo analisar a aplicabilidade dos jogos lúdicos no processo de alfabetização na Educação Infantil, ressaltando sua importância como recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem. Utilizando uma abordagem de revisão integrativa, foram aplicadas palavras-chave e descritores de busca AND e OR para a seleção dos artigos. Como critério de inclusão, foram selecionados apenas artigos brasileiros, em português e publicados entre os anos de 2020 e 2023. Como resultado, obteve-se uma amostra composta por quatro artigos científicos. Os resultados destacam a relevância dos jogos lúdicos na promoção do desenvolvimento cognitivo, linguístico e socioemocional das crianças, proporcionando uma abordagem envolvente e dinâmica para a aprendizagem. Os jogos foram identificados como ferramentas eficazes para tornar o processo de alfabetização mais acessível, motivador e eficiente, complementando abordagens tradicionais de ensino. Além disso, ressalta-se a importância da formação continuada dos profissionais e do envolvimento da família e da comunidade para potencializar os benefícios dos jogos lúdicos na educação. Assim, conclui-se que este estudo contribui para o entendimento dos benefícios dos jogos lúdicos na alfabetização e destaca a necessidade de reflexões contínuas e experimentações para aprimorar as práticas pedagógicas e promover o desenvolvimento integral dos estudantes na Educação Infantil.