Este trabalho relata uma experiência educacional na turma Infantil V - T do Centro Integrado de Educação Infantil Anjo Gabriel – Lucas do Rio Verde-MT, no ano de 2023, que aplicou os princípios do método Reggio Emilia em uma atividade prática, envolvendo a produção de queijo. Sob a orientação do Prof. Me. Vagner Braz e com a colaboração da Monitora Alaine Alves, as crianças-estudantes tiveram a oportunidade de explorar o processo de fabricação de queijo, usando 10 litros de leite de vaca in natura. Também, a atividade teve como foco inicial o estudo da letra Q e a exploração do som que essa letra faz em palavras, como, a palavra queijo. A prática da oralidade foi incentivada, à medida que as crianças discutiam o processo de produção de queijo, desde a obtenção do leite até a degustação do produto final. De tal modo, a Educação Infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais e sociais das crianças. O método Reggio Emilia, originado na cidade italiana de Reggio Emilia, enfatiza a aprendizagem baseada na experiência, na colaboração e na exploração criativa. Neste artigo, destacamos como uma atividade prática de produção de queijo na Educação Infantil se alinha com os princípios do método Reggio Emilia, promovendo o aprendizado significativo e a participação ativa das crianças, enquanto protagonistas. Destarte, essa experiência demonstrou o poder do aprendizado prático e do envolvimento ativo das crianças-estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Além de adquirirem conhecimento sobre um tema específico, as crianças, também, desenvolveram habilidades essenciais para a vida, como trabalho em equipe, resolução de problemas e autoconfiança.