EDUCAÇÃO INFANTIL E O MÉTODO REGGIO EMILIA: EXPLORANDO O APRENDIZADO-PRÁTICO NA PRODUÇÃO DE QUEIJO NO CIEI ANJO GABRIEL – LUCAS DO RIO VERDE-MT
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110437 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2222 "inscrito_id" => 10537 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL E O MÉTODO REGGIO EMILIA: EXPLORANDO O APRENDIZADO-PRÁTICO NA PRODUÇÃO DE QUEIJO NO CIEI ANJO GABRIEL – LUCAS DO RIO VERDE-MT" "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência educacional na turma Infantil V - T do Centro Integrado de Educação Infantil Anjo Gabriel – Lucas do Rio Verde-MT, no ano de 2023, que aplicou os princípios do método Reggio Emilia em uma atividade prática, envolvendo a produção de queijo. Sob a orientação do Prof. Me. Vagner Braz e com a colaboração da Monitora Alaine Alves, as crianças-estudantes tiveram a oportunidade de explorar o processo de fabricação de queijo, usando 10 litros de leite de vaca in natura. Também, a atividade teve como foco inicial o estudo da letra Q e a exploração do som que essa letra faz em palavras, como, a palavra queijo. A prática da oralidade foi incentivada, à medida que as crianças discutiam o processo de produção de queijo, desde a obtenção do leite até a degustação do produto final. De tal modo, a Educação Infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais e sociais das crianças. O método Reggio Emilia, originado na cidade italiana de Reggio Emilia, enfatiza a aprendizagem baseada na experiência, na colaboração e na exploração criativa. Neste artigo, destacamos como uma atividade prática de produção de queijo na Educação Infantil se alinha com os princípios do método Reggio Emilia, promovendo o aprendizado significativo e a participação ativa das crianças, enquanto protagonistas. Destarte, essa experiência demonstrou o poder do aprendizado prático e do envolvimento ativo das crianças-estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Além de adquirirem conhecimento sobre um tema específico, as crianças, também, desenvolveram habilidades essenciais para a vida, como trabalho em equipe, resolução de problemas e autoconfiança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10537_TB2222_18042024011811.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VAGNER VAINER TEIXEIRA BRAZ" "autor_nome_curto" => "VAGNER V T Braz" "autor_email" => "vagner@edu.lucasdorioverde.mt.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110437 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2222 "inscrito_id" => 10537 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL E O MÉTODO REGGIO EMILIA: EXPLORANDO O APRENDIZADO-PRÁTICO NA PRODUÇÃO DE QUEIJO NO CIEI ANJO GABRIEL – LUCAS DO RIO VERDE-MT" "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência educacional na turma Infantil V - T do Centro Integrado de Educação Infantil Anjo Gabriel – Lucas do Rio Verde-MT, no ano de 2023, que aplicou os princípios do método Reggio Emilia em uma atividade prática, envolvendo a produção de queijo. Sob a orientação do Prof. Me. Vagner Braz e com a colaboração da Monitora Alaine Alves, as crianças-estudantes tiveram a oportunidade de explorar o processo de fabricação de queijo, usando 10 litros de leite de vaca in natura. Também, a atividade teve como foco inicial o estudo da letra Q e a exploração do som que essa letra faz em palavras, como, a palavra queijo. A prática da oralidade foi incentivada, à medida que as crianças discutiam o processo de produção de queijo, desde a obtenção do leite até a degustação do produto final. De tal modo, a Educação Infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais e sociais das crianças. O método Reggio Emilia, originado na cidade italiana de Reggio Emilia, enfatiza a aprendizagem baseada na experiência, na colaboração e na exploração criativa. Neste artigo, destacamos como uma atividade prática de produção de queijo na Educação Infantil se alinha com os princípios do método Reggio Emilia, promovendo o aprendizado significativo e a participação ativa das crianças, enquanto protagonistas. Destarte, essa experiência demonstrou o poder do aprendizado prático e do envolvimento ativo das crianças-estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Além de adquirirem conhecimento sobre um tema específico, as crianças, também, desenvolveram habilidades essenciais para a vida, como trabalho em equipe, resolução de problemas e autoconfiança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10537_TB2222_18042024011811.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VAGNER VAINER TEIXEIRA BRAZ" "autor_nome_curto" => "VAGNER V T Braz" "autor_email" => "vagner@edu.lucasdorioverde.mt.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }