A cultura popular cearense e nordestina passa despercebida nas aulas de História. Nos livros didáticos encontramos conteúdos referentes à História Geral e História do Brasil, porém somente os grandes acontecimentos são destacados, não possuindo conteúdos referindo-se a cultura popular cearense e nordestina. E por conta disso, esses conteúdos também não são trabalhados por grande parte dos professores de História. Assim, este trabalho busca engajar a cultura popular nordestina no ensino de História da rede pública cearense, utilizando a vida e as obras de Patativa do Assaré. O trabalho consiste num relato de experiência no que se refere à utilização da vida e obra de Patativa do Assaré nas aulas de História nas turmas de 1° ao 3° ano do ensino médio da Escola Liceu Caucaia. Foi observado que muitos discentes ainda não conheciam o poeta popular Patativa do Assaré, então, primeiramente foi mostrado aos discentes quem foi Patativa por meio de rodas de leitura dos poemas e obras do autor em sala. A partir desse contato, iniciamos o debate sobre a cultura popular. Foi verificado que os estudantes possuíam dificuldade em conceituar o que era cultura popular e não sabiam citar um exemplo de cultura popular. Em seguida foi demonstrado que os discentes estão inseridos nela, fazendo com que se tornem conscientes da sua participação, valorizem o conhecer o valor do popular. Os discentes não tinham consciência de regionalismo e conheciam apenas métodos elitistas, onde a mídia e os livros didáticos são aplicados, assim a cultura popular cearense e nordestina estava fora do alcance desses jovens. Posteriormente, os alunos foram divididos em grupos, selecionaram poemas das obras de Patativa que demonstravam o cotidiano do nordestino para desenvolverem peças teatrais. Com essas encenações eles puderam compreender e propagar aos que estão assistindo a importância da cultura popular cearense e nordestina.