Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES DO JOGO DE DAMAS DIGITAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS E SOCIOEMOCIONAIS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Neste trabalho propomos apresentar a importância da aprendizagem baseada em jogos digitais, a partir de três aspectos fundamentais. O primeiro diz respeito aos jogos digitais como instrumento que permite aos alunos com dificuldades de aprender pela via tradicional um maior grau de aceitabilidade, adesão e prazer ao processo de aprendizagem. O segundo trata da diversidade presente nos jogos digitais, despertando maior atratatividade e envolvimento do aluno na aprendizagem. O terceiro procura destacar a importância dos ambientes altamente realistas e imersivos existentes nos jogos digitais para uma aprendizagem envolvente e enriquecedora. Em sua obra Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais, Marc Prensky considera a importância de uma nova perspectiva epistemológica no processo de aprendizagem dos alunos. Reconhecidos como “nativos digitais”, os alunos dominam as tecnologias, além de não sentirem nenhum estranhamento com sua presença em seu cotidiano. Neste contexto, a expectativa dos alunos é que o processo de aprendizagem se desenvolva com maior rapidez, os conteúdos tenham maior fluidez na sua apresentação e que haja uma melhor interatividade entre os envolvidos no processo. Sendo assim, pretendemos neste trabalho refletir a importância do jogo de damas digital na aprendizagem dos alunos na etapa da educação fundamental (anos iniciais). O jogo de damas digital como recurso pedagógico possibilita avanços significativos no desenvolvimento de habilidadades cognitivas imprescindíveis à aprendizagem como raciocínio lógico-estratégico, análise global das estratégias de ação no contexto do jogo, além de promover habilidades socioemocionais (autoconfiança, resiliência, trabalho em equipe, empatia e responsabilidade) necessárias para uma aprendizagem significativa e comprometida com a autonomia e o pensamento crítico-reflexivo dos alunos.

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