Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POTENCIALIDADES DO JOGO “REVERSI” PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113786
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7013
    "inscrito_id" => 6677
    "titulo" => "POTENCIALIDADES DO JOGO “REVERSI” PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO"
    "resumo" => "Desde 2011, o projeto de extensão “Matemática é Show” planeja e cria ações e atividades que visam um ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos num viés lúdico, dinâmico, diferenciado, crítico e criativo. Este Projeto é desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia, em Alagoinhas – Bahia. Dentre suas atividades, destaca-se a criação e adaptação de jogos matemáticos. Desta maneira, objetivamos socializar as contribuições do jogo estratégico “Reversi” para estimular o raciocínio lógico, além de evidenciar a importância de uma aprendizagem matemática para além dos cálculos. Para fundamentar este trabalho ancoraremos em autores como Smole, Diniz e Cândico (2007), Lara (2011), Martins et al. (2015), dentre outros. O “Reversi” é composto por um tabuleiro quadrangular dividido em 6 linhas e 6 colunas e 36 peças circulares pretas em uma face e branca na outra, o objetivo deste jogo é formar uma linha horizontal, vertical ou diagonal, de maneira que as extremidades sejam do jogador da vez e as peças internas sejam do adversário. Quando isso acontecer, todas as peças internas são viradas e passam a pertencer ao jogador que fez a jogada. O vencedor será aquele que possuir mais peças ao final do jogo. Este jogo teve uma boa visibilidade e os participantes elogiaram, jogaram diversas vezes e buscaram diferentes estratégias. Inferimos que o “Reversi” foi exitoso para trabalhar com a habilidade de desenvolver diferentes estratégias, mostrar aos estudantes que aprender Matemática é para além de somente fazer contas, bem como a importância destes jogos para estimular o raciocínio lógico. Esta habilidade é importante para resolver situações-problema diversas para além dos conhecimentos matemáticos. Também destacamos a importância de projetos como o “Matemática é Show” para uma visão positiva dos estudantes em relação à Matemática, a articulação entre teoria e prática e para o amadurecimento pessoal e acadêmicos dos licenciandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6677_TB7013_10062024191434.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL FLORENCIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Rafa Florencio"
    "autor_email" => "mat.rflorencio@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113786
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7013
    "inscrito_id" => 6677
    "titulo" => "POTENCIALIDADES DO JOGO “REVERSI” PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO"
    "resumo" => "Desde 2011, o projeto de extensão “Matemática é Show” planeja e cria ações e atividades que visam um ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos num viés lúdico, dinâmico, diferenciado, crítico e criativo. Este Projeto é desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia, em Alagoinhas – Bahia. Dentre suas atividades, destaca-se a criação e adaptação de jogos matemáticos. Desta maneira, objetivamos socializar as contribuições do jogo estratégico “Reversi” para estimular o raciocínio lógico, além de evidenciar a importância de uma aprendizagem matemática para além dos cálculos. Para fundamentar este trabalho ancoraremos em autores como Smole, Diniz e Cândico (2007), Lara (2011), Martins et al. (2015), dentre outros. O “Reversi” é composto por um tabuleiro quadrangular dividido em 6 linhas e 6 colunas e 36 peças circulares pretas em uma face e branca na outra, o objetivo deste jogo é formar uma linha horizontal, vertical ou diagonal, de maneira que as extremidades sejam do jogador da vez e as peças internas sejam do adversário. Quando isso acontecer, todas as peças internas são viradas e passam a pertencer ao jogador que fez a jogada. O vencedor será aquele que possuir mais peças ao final do jogo. Este jogo teve uma boa visibilidade e os participantes elogiaram, jogaram diversas vezes e buscaram diferentes estratégias. Inferimos que o “Reversi” foi exitoso para trabalhar com a habilidade de desenvolver diferentes estratégias, mostrar aos estudantes que aprender Matemática é para além de somente fazer contas, bem como a importância destes jogos para estimular o raciocínio lógico. Esta habilidade é importante para resolver situações-problema diversas para além dos conhecimentos matemáticos. Também destacamos a importância de projetos como o “Matemática é Show” para uma visão positiva dos estudantes em relação à Matemática, a articulação entre teoria e prática e para o amadurecimento pessoal e acadêmicos dos licenciandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6677_TB7013_10062024191434.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL FLORENCIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Rafa Florencio"
    "autor_email" => "mat.rflorencio@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Desde 2011, o projeto de extensão “Matemática é Show” planeja e cria ações e atividades que visam um ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos num viés lúdico, dinâmico, diferenciado, crítico e criativo. Este Projeto é desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia, em Alagoinhas – Bahia. Dentre suas atividades, destaca-se a criação e adaptação de jogos matemáticos. Desta maneira, objetivamos socializar as contribuições do jogo estratégico “Reversi” para estimular o raciocínio lógico, além de evidenciar a importância de uma aprendizagem matemática para além dos cálculos. Para fundamentar este trabalho ancoraremos em autores como Smole, Diniz e Cândico (2007), Lara (2011), Martins et al. (2015), dentre outros. O “Reversi” é composto por um tabuleiro quadrangular dividido em 6 linhas e 6 colunas e 36 peças circulares pretas em uma face e branca na outra, o objetivo deste jogo é formar uma linha horizontal, vertical ou diagonal, de maneira que as extremidades sejam do jogador da vez e as peças internas sejam do adversário. Quando isso acontecer, todas as peças internas são viradas e passam a pertencer ao jogador que fez a jogada. O vencedor será aquele que possuir mais peças ao final do jogo. Este jogo teve uma boa visibilidade e os participantes elogiaram, jogaram diversas vezes e buscaram diferentes estratégias. Inferimos que o “Reversi” foi exitoso para trabalhar com a habilidade de desenvolver diferentes estratégias, mostrar aos estudantes que aprender Matemática é para além de somente fazer contas, bem como a importância destes jogos para estimular o raciocínio lógico. Esta habilidade é importante para resolver situações-problema diversas para além dos conhecimentos matemáticos. Também destacamos a importância de projetos como o “Matemática é Show” para uma visão positiva dos estudantes em relação à Matemática, a articulação entre teoria e prática e para o amadurecimento pessoal e acadêmicos dos licenciandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.