Este artigo tem por objetivo analisar o uso das metodologias ativas na educação do campo. Neste sentido, as teorias de aprendizagem propostas por Piaget, Vygotsky e Ausubel servem de referencial teórico para demonstrar que a aprendizagem ocorre de múltiplas formas. A pesquisa foi realizada em um polo da educação do campo em Codó-Maranhão, com professores dos Anos Iniciais de turmas multisseriadas e multietapas, fazendo uma correlação entre o perfil profissional, os materiais e as metodologias ativas utilizadas pelos professores para o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos. A educação do campo deve manter um diálogo íntimo com a realidade das famílias, os saberes locais e o território, além de permitir que os alunos possam se desenvolver integralmente em um espaço que respeite sua cultura e seus valores e que dê a eles a oportunidade de escolher livremente os caminhos que desejam para o futuro. Apesar de apresentar uma rotina desafiadora, os resultados da pesquisa mostraram-se positivos quanto ao material didático e paradidático à disposição dos alunos e professores, acesso à tecnologia, formação inicial, continuada e metodologias ativas que contribuem para a redução e erradicação das problemáticas que norteiam o ambiente escolar, em especial às dificuldades relacionadas à leitura e escrita.