Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODELAGEM 3D: DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO DE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A utilização da modelagem 3D tem se destacado em diversas áreas, demonstrando um potencial para um desenvolvimento de materiais didáticos. Nesse contexto, sua aplicação para aprimorar o processo de aprendizagem de estudantes com deficiência visual surge como um diferencial significativo. O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência desenvolvida no Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes, “A Ciranda da Ciência” na Universidade Federal Rural de Pernambuco que envolve a modelagem de um material didático e a construção de um protótipo que visa sintetizar as informações sobre os modelos atômicos de John Dalton, Joseph J. Thomson, Ernest Rutherford e Niels Bohr, com descrição em Braille. A experiência se desdobrou em cinco momentos, sendo eles: formação no software Blender, pesquisa de modelos atômicos na plataforma Thingiverse, aprimoramento do material didático selecionado, traduções das informações dos modelos para Braille no site “Tradutor Braille”, e o desenvolvimento da placa de suporte dos modelos com a impressão da tradução. Essa vivência proporcionou um aperfeiçoamento nas habilidades que norteiam a modelagem de objetos 3D, um olhar mais empático para os desafios enfrentados em sala de aula no processo de aprendizagem tanto de alunos que apresentam dificuldades em visualizar os modelos como os estudantes com deficiência visual, e resultou em um protótipo que poderá ser utilizado nas aulas de ciências na abordagem do conteúdo de modelos atômicos.

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