O ensino médio no Brasil passou por diversas transformações significativas ao longo dos anos, refletindo as mudanças sociais e as demandas do mercado de trabalho que ocorreram. A Lei 13.415, aprovada em 2017, surge como uma tentativa de modernizar e adequar o ensino médio às necessidades atuais dos estudantes, buscando promover uma educação mais relevante e alinhada com as habilidades necessárias para o século XXI. O objetivo do presente estudo foi o de refletir e construir conhecimentos e sobre os desafios do ensino da matemática a partir da implementação do Novo Ensino Médio no Estado do Amazonas, envolvendo todo o processo de implementação que tanto o Ministério da Educação quanto a Secretaria de Educação do Amazonas vêm realizando. A relevância dessa temática se refere a contextualização do tema pós-reforma onde importantes alterações ocorreram no processo educacional em função da sanção da Lei nº 13.415/2017 que promoveu alterações na estrutura do Ensino Médio. A investigação, de base qualitativa, tomou como referência, a Lei 13.415, que alterou a LDB 9394/96 e estabeleceu mudanças na estrutura do ensino médio e a Portaria n.º 1.432/2018, que estabelece os referenciais para elaboração dos Itinerários Formativos. Os dados foram contabilizados por meio de questionários aplicados para docentes em atuação na área de Matemática, buscando identificar e analisar aspectos do ensino de Matemática, a partir dos Itinerários Formativos, considerando o 2° ano de implementação do Novo Ensino Médio. Os resultados apresentados, evidenciaram que as mudanças e os desafios no ensino da Matemática, no contexto atual, demandam dos professores uma visão crítica a partir da compreensão dos Itinerários Formativos, exigindo uma formação continuada direcionada as mudanças ocorridas no Ensino Médio, que permita oferecer um ensino que legitime a formação integral dos estudantes por meio da adaptação de métodos e conteúdos e atenda diferentes interesses e trajetórias educacionais.