OS DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO AMAZONAS
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A Lei 13.415, aprovada em 2017, surge como uma tentativa de modernizar e adequar o ensino médio às necessidades atuais dos estudantes, buscando promover uma educação mais relevante e alinhada com as habilidades necessárias para o século XXI. O objetivo do presente estudo foi o de refletir e construir conhecimentos e sobre os desafios do ensino da matemática a partir da implementação do Novo Ensino Médio no Estado do Amazonas, envolvendo todo o processo de implementação que tanto o Ministério da Educação quanto a Secretaria de Educação do Amazonas vêm realizando. A relevância dessa temática se refere a contextualização do tema pós-reforma onde importantes alterações ocorreram no processo educacional em função da sanção da Lei nº 13.415/2017 que promoveu alterações na estrutura do Ensino Médio. A investigação, de base qualitativa, tomou como referência, a Lei 13.415, que alterou a LDB 9394/96 e estabeleceu mudanças na estrutura do ensino médio e a Portaria n.º 1.432/2018, que estabelece os referenciais para elaboração dos Itinerários Formativos. Os dados foram contabilizados por meio de questionários aplicados para docentes em atuação na área de Matemática, buscando identificar e analisar aspectos do ensino de Matemática, a partir dos Itinerários Formativos, considerando o 2° ano de implementação do Novo Ensino Médio. 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