Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXOS DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE JAGUARUANA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109376
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 721
    "inscrito_id" => 4989
    "titulo" => "REFLEXOS DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE JAGUARUANA"
    "resumo" => "O ensino e o aprendizado da matemática têm sido alvo de intensos debates ao longo dos anos. O cerne dessas discussões gira em torno do baixo desempenho dos alunos, evidenciado nos resultados de avaliações em larga escala, e das dificuldades enfrentadas durante o processo de aprendizagem. Diante desse contexto, é imperativo repensar os métodos de ensino, o que implica uma revisão na formação dos professores de matemática. Nesse sentido, disciplinas como o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) desempenham um papel fundamental para fortalecer a prática pedagógica. Esta pesquisa investigou como a presença do LEM durante a formação acadêmica influenciou a prática de um grupo de docentes que lecionam matemática. Utilizando-se uma abordagem metodológica qualitativa, foi aplicado um questionário online via Google Forms a professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental na rede pública de Jaguaruana – CE. O questionário foi dividido em duas partes: a primeira investigou o perfil formativo e profissional dos docentes, enquanto a segunda visou analisar a percepção dos participantes sobre questões pedagógicas pertinentes à pesquisa. Recebemos um total de treze respostas, o que permitiu a avaliação da compreensão dos professores sobre o papel do LEM em sua prática, bem como seu auxílio na utilização de materiais manipuláveis durante as aulas de matemática. A partir das informações coletadas, realizamos uma análise estratégica dos dados utilizando categorias analíticas para facilitar a o entendimento destes. Verificou-se que o LEM contribuiu significativamente para a formação dos profissionais. Acredita-se que as ações desenvolvidas ao longo da formação dos professores possibilitaram a integração entre teoria e prática, promovendo uma abordagem lúdica e diversificada, com o intuito de enriquecer positivamente a prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID4989_TB721_29022024081703.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA MOREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Juliana"
    "autor_email" => "julianamoreirams@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109376
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 721
    "inscrito_id" => 4989
    "titulo" => "REFLEXOS DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE JAGUARUANA"
    "resumo" => "O ensino e o aprendizado da matemática têm sido alvo de intensos debates ao longo dos anos. O cerne dessas discussões gira em torno do baixo desempenho dos alunos, evidenciado nos resultados de avaliações em larga escala, e das dificuldades enfrentadas durante o processo de aprendizagem. Diante desse contexto, é imperativo repensar os métodos de ensino, o que implica uma revisão na formação dos professores de matemática. Nesse sentido, disciplinas como o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) desempenham um papel fundamental para fortalecer a prática pedagógica. Esta pesquisa investigou como a presença do LEM durante a formação acadêmica influenciou a prática de um grupo de docentes que lecionam matemática. Utilizando-se uma abordagem metodológica qualitativa, foi aplicado um questionário online via Google Forms a professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental na rede pública de Jaguaruana – CE. O questionário foi dividido em duas partes: a primeira investigou o perfil formativo e profissional dos docentes, enquanto a segunda visou analisar a percepção dos participantes sobre questões pedagógicas pertinentes à pesquisa. Recebemos um total de treze respostas, o que permitiu a avaliação da compreensão dos professores sobre o papel do LEM em sua prática, bem como seu auxílio na utilização de materiais manipuláveis durante as aulas de matemática. A partir das informações coletadas, realizamos uma análise estratégica dos dados utilizando categorias analíticas para facilitar a o entendimento destes. Verificou-se que o LEM contribuiu significativamente para a formação dos profissionais. Acredita-se que as ações desenvolvidas ao longo da formação dos professores possibilitaram a integração entre teoria e prática, promovendo uma abordagem lúdica e diversificada, com o intuito de enriquecer positivamente a prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID4989_TB721_29022024081703.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA MOREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Juliana"
    "autor_email" => "julianamoreirams@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino e o aprendizado da matemática têm sido alvo de intensos debates ao longo dos anos. O cerne dessas discussões gira em torno do baixo desempenho dos alunos, evidenciado nos resultados de avaliações em larga escala, e das dificuldades enfrentadas durante o processo de aprendizagem. Diante desse contexto, é imperativo repensar os métodos de ensino, o que implica uma revisão na formação dos professores de matemática. Nesse sentido, disciplinas como o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) desempenham um papel fundamental para fortalecer a prática pedagógica. Esta pesquisa investigou como a presença do LEM durante a formação acadêmica influenciou a prática de um grupo de docentes que lecionam matemática. Utilizando-se uma abordagem metodológica qualitativa, foi aplicado um questionário online via Google Forms a professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental na rede pública de Jaguaruana – CE. O questionário foi dividido em duas partes: a primeira investigou o perfil formativo e profissional dos docentes, enquanto a segunda visou analisar a percepção dos participantes sobre questões pedagógicas pertinentes à pesquisa. Recebemos um total de treze respostas, o que permitiu a avaliação da compreensão dos professores sobre o papel do LEM em sua prática, bem como seu auxílio na utilização de materiais manipuláveis durante as aulas de matemática. A partir das informações coletadas, realizamos uma análise estratégica dos dados utilizando categorias analíticas para facilitar a o entendimento destes. Verificou-se que o LEM contribuiu significativamente para a formação dos profissionais. Acredita-se que as ações desenvolvidas ao longo da formação dos professores possibilitaram a integração entre teoria e prática, promovendo uma abordagem lúdica e diversificada, com o intuito de enriquecer positivamente a prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.