REFLEXOS DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE JAGUARUANA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109376 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 721 "inscrito_id" => 4989 "titulo" => "REFLEXOS DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE JAGUARUANA" "resumo" => "O ensino e o aprendizado da matemática têm sido alvo de intensos debates ao longo dos anos. O cerne dessas discussões gira em torno do baixo desempenho dos alunos, evidenciado nos resultados de avaliações em larga escala, e das dificuldades enfrentadas durante o processo de aprendizagem. Diante desse contexto, é imperativo repensar os métodos de ensino, o que implica uma revisão na formação dos professores de matemática. Nesse sentido, disciplinas como o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) desempenham um papel fundamental para fortalecer a prática pedagógica. Esta pesquisa investigou como a presença do LEM durante a formação acadêmica influenciou a prática de um grupo de docentes que lecionam matemática. Utilizando-se uma abordagem metodológica qualitativa, foi aplicado um questionário online via Google Forms a professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental na rede pública de Jaguaruana – CE. O questionário foi dividido em duas partes: a primeira investigou o perfil formativo e profissional dos docentes, enquanto a segunda visou analisar a percepção dos participantes sobre questões pedagógicas pertinentes à pesquisa. Recebemos um total de treze respostas, o que permitiu a avaliação da compreensão dos professores sobre o papel do LEM em sua prática, bem como seu auxílio na utilização de materiais manipuláveis durante as aulas de matemática. A partir das informações coletadas, realizamos uma análise estratégica dos dados utilizando categorias analíticas para facilitar a o entendimento destes. Verificou-se que o LEM contribuiu significativamente para a formação dos profissionais. Acredita-se que as ações desenvolvidas ao longo da formação dos professores possibilitaram a integração entre teoria e prática, promovendo uma abordagem lúdica e diversificada, com o intuito de enriquecer positivamente a prática docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID4989_TB721_29022024081703.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA MOREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "Juliana" "autor_email" => "julianamoreirams@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109376 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 721 "inscrito_id" => 4989 "titulo" => "REFLEXOS DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE JAGUARUANA" "resumo" => "O ensino e o aprendizado da matemática têm sido alvo de intensos debates ao longo dos anos. O cerne dessas discussões gira em torno do baixo desempenho dos alunos, evidenciado nos resultados de avaliações em larga escala, e das dificuldades enfrentadas durante o processo de aprendizagem. Diante desse contexto, é imperativo repensar os métodos de ensino, o que implica uma revisão na formação dos professores de matemática. Nesse sentido, disciplinas como o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) desempenham um papel fundamental para fortalecer a prática pedagógica. Esta pesquisa investigou como a presença do LEM durante a formação acadêmica influenciou a prática de um grupo de docentes que lecionam matemática. Utilizando-se uma abordagem metodológica qualitativa, foi aplicado um questionário online via Google Forms a professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental na rede pública de Jaguaruana – CE. O questionário foi dividido em duas partes: a primeira investigou o perfil formativo e profissional dos docentes, enquanto a segunda visou analisar a percepção dos participantes sobre questões pedagógicas pertinentes à pesquisa. Recebemos um total de treze respostas, o que permitiu a avaliação da compreensão dos professores sobre o papel do LEM em sua prática, bem como seu auxílio na utilização de materiais manipuláveis durante as aulas de matemática. A partir das informações coletadas, realizamos uma análise estratégica dos dados utilizando categorias analíticas para facilitar a o entendimento destes. Verificou-se que o LEM contribuiu significativamente para a formação dos profissionais. Acredita-se que as ações desenvolvidas ao longo da formação dos professores possibilitaram a integração entre teoria e prática, promovendo uma abordagem lúdica e diversificada, com o intuito de enriquecer positivamente a prática docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID4989_TB721_29022024081703.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA MOREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "Juliana" "autor_email" => "julianamoreirams@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }