O ensino e o aprendizado da matemática têm sido alvo de intensos debates ao longo dos anos. O cerne dessas discussões gira em torno do baixo desempenho dos alunos, evidenciado nos resultados de avaliações em larga escala, e das dificuldades enfrentadas durante o processo de aprendizagem. Diante desse contexto, é imperativo repensar os métodos de ensino, o que implica uma revisão na formação dos professores de matemática. Nesse sentido, disciplinas como o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) desempenham um papel fundamental para fortalecer a prática pedagógica. Esta pesquisa investigou como a presença do LEM durante a formação acadêmica influenciou a prática de um grupo de docentes que lecionam matemática. Utilizando-se uma abordagem metodológica qualitativa, foi aplicado um questionário online via Google Forms a professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental na rede pública de Jaguaruana – CE. O questionário foi dividido em duas partes: a primeira investigou o perfil formativo e profissional dos docentes, enquanto a segunda visou analisar a percepção dos participantes sobre questões pedagógicas pertinentes à pesquisa. Recebemos um total de treze respostas, o que permitiu a avaliação da compreensão dos professores sobre o papel do LEM em sua prática, bem como seu auxílio na utilização de materiais manipuláveis durante as aulas de matemática. A partir das informações coletadas, realizamos uma análise estratégica dos dados utilizando categorias analíticas para facilitar a o entendimento destes. Verificou-se que o LEM contribuiu significativamente para a formação dos profissionais. Acredita-se que as ações desenvolvidas ao longo da formação dos professores possibilitaram a integração entre teoria e prática, promovendo uma abordagem lúdica e diversificada, com o intuito de enriquecer positivamente a prática docente.