O presente estudo investiga os desafios percebidos pelos professores da rede Municipal de ensino, em uma escola da cidade de Prado/Bahia. Foi desenvolvida visando compreender como os professores analisam e agem diante de estudantes com deficiência, tendo em vista que embora a inclusão de alunos com necessidades especiais seja uma política amplamente defendida a prática efetiva ainda enfrenta obstáculos significativos avaliar como os professores percebem e enfrentar, seja uma política amplamente defendida, a prática efetiva ainda enfrenta obstáculos significativos. Avaliar como os professores percebem e enfrentam esses desafios é crucial para identificar lacunas na formação docente, na infraestrutura e no apoio disponível. Para tanto, foi necessário realizar uma pesquisa a fim de analisar como os professores de uma escola pública de ensino fundamental em Prado/ Bahia percebem e lidam com o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais na sala de aula, visando identificar os desafios enfrentados por estes profissionais e como eles gerenciam a interação desses alunos, considerando as condições infraestrutura, formação docente e apoio disponível. Realizou-se, assim, uma pesquisa de cunho qualitativo. A análise dos dados coletados revela que o principal desafio enfrentados pelos professores na implementação da inclusão escolar na escola pública de Prado são: a preparação insuficiente dos professores, infraestrutura deficiente, sobrecarregamento e tamanho das turmas e o baixo engajamento da comunidade escolar, esses resultados indicam que há necessidade urgente de melhorar a formação dos professores fornecer recursos adequados e apoiar uma infraestrutura inclusiva para garantir a eficiência da educação inclusiva na escola.