Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PODCAST COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110251
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1964
    "inscrito_id" => 3850
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PODCAST COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO."
    "resumo" => "O presente trabalho aborda uma experiência metodológica e inovadora no campo da educação, que visa promover o interesse e o engajamento com a Matemática por meio das plataformas digitais. O podcast, juntamente com outras mídias digitais, oferecem aos estudantes a oportunidade de compreender de forma clara e dinâmica, tendo em vista a dificuldade dos discentes em manter a concentração por longos períodos de tempo em uma única atividade. Por meio dessa ferramenta, é possível sintetizar, em poucos minutos, diversas informações de natureza auditiva. Dessa forma, o estudo se concentra em relatar a experiência dos participantes quanto a um projeto que está pautado em estimular o interesse pela Matemática, ampliar o acesso ao conhecimento matemático e desenvolver habilidades matemáticas entre os participantes, a partir da distribuição semanal de desafios matemáticos e entrevistas com pesquisadores da área, denominados "Profcasts", disponibilizados no Spotify, e em transmissões ao vivo na plataforma Instagram, intituladas "Desafio Matemático em Ação". As atividades formativas que englobam a abordagem metodológica utilizada no projeto são embasadas em ciclos formativos. Nesse estudo, analisa-se o primeiro ciclo de publicização dos áudios e vídeos. Nele foram realizadas as seguintes etapas: seleção e organização dos objetos de conhecimento para elaboração do roteiro dos "profcasts", gravação dos episódios e divulgação dos "profcasts" e dos vídeos nas plataformas digitais, e, por fim, avaliações e feedbacks acompanhando o engajamento dos áudios e vídeos publicados nas mídias. Os resultados obtidos a partir dessa estratégia evidenciam que os discentes participantes e os ouvintes tiveram um melhor aproveitamento nos conteúdos e engajamento no curso. Além disso, foi possível observar o despertar dos estudantes para pesquisas dentro da área da Matemática, motivados pelas entrevistas com pesquisadores renomados no campo da matemática pura e aplicada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3850_TB1964_27102024131416.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ALICE DO NASCIMENTO CAFÉ"
    "autor_nome_curto" => "Alice Café"
    "autor_email" => "antonia.alice.nascimento06@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110251
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1964
    "inscrito_id" => 3850
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PODCAST COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO."
    "resumo" => "O presente trabalho aborda uma experiência metodológica e inovadora no campo da educação, que visa promover o interesse e o engajamento com a Matemática por meio das plataformas digitais. O podcast, juntamente com outras mídias digitais, oferecem aos estudantes a oportunidade de compreender de forma clara e dinâmica, tendo em vista a dificuldade dos discentes em manter a concentração por longos períodos de tempo em uma única atividade. Por meio dessa ferramenta, é possível sintetizar, em poucos minutos, diversas informações de natureza auditiva. Dessa forma, o estudo se concentra em relatar a experiência dos participantes quanto a um projeto que está pautado em estimular o interesse pela Matemática, ampliar o acesso ao conhecimento matemático e desenvolver habilidades matemáticas entre os participantes, a partir da distribuição semanal de desafios matemáticos e entrevistas com pesquisadores da área, denominados "Profcasts", disponibilizados no Spotify, e em transmissões ao vivo na plataforma Instagram, intituladas "Desafio Matemático em Ação". As atividades formativas que englobam a abordagem metodológica utilizada no projeto são embasadas em ciclos formativos. Nesse estudo, analisa-se o primeiro ciclo de publicização dos áudios e vídeos. Nele foram realizadas as seguintes etapas: seleção e organização dos objetos de conhecimento para elaboração do roteiro dos "profcasts", gravação dos episódios e divulgação dos "profcasts" e dos vídeos nas plataformas digitais, e, por fim, avaliações e feedbacks acompanhando o engajamento dos áudios e vídeos publicados nas mídias. Os resultados obtidos a partir dessa estratégia evidenciam que os discentes participantes e os ouvintes tiveram um melhor aproveitamento nos conteúdos e engajamento no curso. Além disso, foi possível observar o despertar dos estudantes para pesquisas dentro da área da Matemática, motivados pelas entrevistas com pesquisadores renomados no campo da matemática pura e aplicada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3850_TB1964_27102024131416.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ALICE DO NASCIMENTO CAFÉ"
    "autor_nome_curto" => "Alice Café"
    "autor_email" => "antonia.alice.nascimento06@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho aborda uma experiência metodológica e inovadora no campo da educação, que visa promover o interesse e o engajamento com a Matemática por meio das plataformas digitais. O podcast, juntamente com outras mídias digitais, oferecem aos estudantes a oportunidade de compreender de forma clara e dinâmica, tendo em vista a dificuldade dos discentes em manter a concentração por longos períodos de tempo em uma única atividade. Por meio dessa ferramenta, é possível sintetizar, em poucos minutos, diversas informações de natureza auditiva. Dessa forma, o estudo se concentra em relatar a experiência dos participantes quanto a um projeto que está pautado em estimular o interesse pela Matemática, ampliar o acesso ao conhecimento matemático e desenvolver habilidades matemáticas entre os participantes, a partir da distribuição semanal de desafios matemáticos e entrevistas com pesquisadores da área, denominados "Profcasts", disponibilizados no Spotify, e em transmissões ao vivo na plataforma Instagram, intituladas "Desafio Matemático em Ação". As atividades formativas que englobam a abordagem metodológica utilizada no projeto são embasadas em ciclos formativos. Nesse estudo, analisa-se o primeiro ciclo de publicização dos áudios e vídeos. Nele foram realizadas as seguintes etapas: seleção e organização dos objetos de conhecimento para elaboração do roteiro dos "profcasts", gravação dos episódios e divulgação dos "profcasts" e dos vídeos nas plataformas digitais, e, por fim, avaliações e feedbacks acompanhando o engajamento dos áudios e vídeos publicados nas mídias. Os resultados obtidos a partir dessa estratégia evidenciam que os discentes participantes e os ouvintes tiveram um melhor aproveitamento nos conteúdos e engajamento no curso. Além disso, foi possível observar o despertar dos estudantes para pesquisas dentro da área da Matemática, motivados pelas entrevistas com pesquisadores renomados no campo da matemática pura e aplicada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.