O presente trabalho aborda uma experiência metodológica e inovadora no campo da educação, que visa promover o interesse e o engajamento com a Matemática por meio das plataformas digitais. O podcast, juntamente com outras mídias digitais, oferecem aos estudantes a oportunidade de compreender de forma clara e dinâmica, tendo em vista a dificuldade dos discentes em manter a concentração por longos períodos de tempo em uma única atividade. Por meio dessa ferramenta, é possível sintetizar, em poucos minutos, diversas informações de natureza auditiva. Dessa forma, o estudo se concentra em relatar a experiência dos participantes quanto a um projeto que está pautado em estimular o interesse pela Matemática, ampliar o acesso ao conhecimento matemático e desenvolver habilidades matemáticas entre os participantes, a partir da distribuição semanal de desafios matemáticos e entrevistas com pesquisadores da área, denominados "Profcasts", disponibilizados no Spotify, e em transmissões ao vivo na plataforma Instagram, intituladas "Desafio Matemático em Ação". As atividades formativas que englobam a abordagem metodológica utilizada no projeto são embasadas em ciclos formativos. Nesse estudo, analisa-se o primeiro ciclo de publicização dos áudios e vídeos. Nele foram realizadas as seguintes etapas: seleção e organização dos objetos de conhecimento para elaboração do roteiro dos "profcasts", gravação dos episódios e divulgação dos "profcasts" e dos vídeos nas plataformas digitais, e, por fim, avaliações e feedbacks acompanhando o engajamento dos áudios e vídeos publicados nas mídias. Os resultados obtidos a partir dessa estratégia evidenciam que os discentes participantes e os ouvintes tiveram um melhor aproveitamento nos conteúdos e engajamento no curso. Além disso, foi possível observar o despertar dos estudantes para pesquisas dentro da área da Matemática, motivados pelas entrevistas com pesquisadores renomados no campo da matemática pura e aplicada.