A formação continuada é um processo permanente e constante, é na melhoria da prática docente que ela é ancorada, uma forma que o professor tem de conquistar melhores condições profissionais, seja no âmbito acadêmico, através de pós-graduações ou em cursos livres, como forma de aprofundar ou aprimorar seus conhecimentos. O trabalho, ora apresentado, visa refletir sobre a importância da formação continuada e as práticas diárias dos professores da Educação Infantil. Nesse sentido, justifica-se a necessidade do processo de formação continuada para os professores que atuam na primeira etapa da Educação Básica, tendo em vista que o educador deve ser um pesquisador para reinventar-se, descobrir novas ferramentas, desenvolver competências e comunicar-se de forma diferente. Nesse viés, aprimorar-se constantemente reflete numa prática pedagógica intencional, vivências lúdicas, direcionadas pelos eixos interações e brincadeiras que norteiam a prática na Educação Infantil. Metodologicamente, foi realizado um trabalho bibliográfico, documental e um trabalho de campo, especificamente um estudo de caso, realizado com 5(cinco) professoras efetivas da rede pública municipal de Quixadá. Para a coleta de dados realizou-se entrevistas semiestruturadas, previamente elaboradas com o objetivo de colher informações junto às professoras. Entende-se a necessidade deste estudo, pois na docência exige-se do seu exercício profissional qualificar-se para repensar e renovar suas práticas pedagógicas.