Neste artigo está apresentado um recorte da pesquisa em desenvolvimento no âmbito do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). O objetivo desta pesquisa é desenvolver práticas educativas, iniciando com a realização de cálculos por estimativa, que possibilitem aos estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental atribuir significado para os conteúdos curriculares de geometria plana. As atividades didáticas discutidas neste artigo estão fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. O caminho investigativo segue preceitos de Bogdan e Biklen: a fonte direta dos dados é a escola onde a autora desta pesquisa ministra aulas de matemática para os participantes da pesquisa; os dados coletados são predominantemente descritivos; são valorizados o processo e os significados atribuídos pelos participantes da pesquisa. As práticas educativas destacadas neste artigo foram desenvolvidas na quadra de esportes de uma escola pública de educação básica junto com estudantes de uma turma de sétimo do Ensino Fundamental. Todos os estudantes da turma realizaram as atividades e os participantes da pesquisa foram os estudantes que entregarem os documentos legais assinados. Após aprovação pelo Comitê de Ética na Pesquisa em Seres Humanos, inicialmente foi realizada uma avaliação diagnóstica escrita para verificar se os estudantes possuíam conhecimentos prévios sobre os conceitos básicos de geometria necessários para o desenvolvimento dos novos conhecimentos a serem aprendidos. Os estudantes receberam um caderno impresso contendo atividades a serem resolvidas a partir de cálculos por estimativa, apresentaram resolução das questões propostas, responderam perguntas sobre suas compreensões e escreveram comentários sobre as práticas educativas realizadas. Os dados da pesquisa foram estes textos escritos pelos estudantes participantes da pesquisa. Os resultados do desenvolvimento das ações pedagógicas focadas neste artigo foram positivos e a análise dos dados revelou que os estudantes atribuíram significado para os conteúdos curriculares abordados.