Nos últimos anos, o desenvolvimento tecnológico tem crescido de maneira vertiginosa, integrando-se em todos os setores da sociedade e também na prática pedagógica, exigindo uma reflexão sobre impactos das novas tecnologias no processo educacional. A tecnologia ou, para ser mais exato, a técnica, sempre foi algo utilizado na tentativa de facilitar a vida em sociedade o que de fato melhorou não só a possibilidade de comunicação de todos e todas que nela buscam por algo, mas também a prática dos estudos através das plataformas digitais. Tudo se tornou de fácil acesso e de livre alcance, múltiplas portas se abriram para a educação. Diante de tais possibilidade e desafios, pretende-se expor, neste artigo, os dados de uma pesquisa possibilitada através de um levantamento de dados, aplicada em questionários semiestruturados com o quantitativo de 91 alunos da Universidade Federal do Amazonas- Ufam, que teve como objetivo realizar uma análise do YouTube como uma plataforma digital de ensino e aprendizagem. Como metodologia utilizou-se pesquisa descritiva, com uma abordagem quanti- qualitativa, a partir da qual foi possível analisar o fenômeno em pauta. A abordagem quanti-qualitativa foi realizada a partir do levantamento e da amostragem por acessibilidade, considerando que a abordagem quanti-qualitativa permite levantar pontos de vista, opiniões sobre determinados assuntos, reconhecer interesses, descobrir tendências, identificar comportamentos. Dentre os canais analisados no YouTube destaca-se o canal “Pan Sophia” (Toda Sabedoria), que vem sendo utilizado como material didático de ensino e aprendizado com os discentes do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, da Universidade Federal do Amazonas (campus de Parintins). Conclui-se a partir da análise de dados, que as instituições de ensino devem estar atentas aos avanços tecnológicos e seus impactos na vida em sociedade, ampliando inclusive a possibilidade de criar novas metodologias que tornem o ensino criativo e atrativo para alunos e professores.