Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DAS TIC’S E DA LITERATURA INFANTIL PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE ESCOLAS PÚBLICAS.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

RESUMO O objetivo primordial deste relato de experiência é o de descrever o uso de recursos diversos nos quais embasamos nosso fazer pedagógico. Trata-se de um ensaio cujo foco foi a estimulação da alfabetização e do letramento de crianças matriculadas em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Juiz de Fora: uma situada no espaço urbano e outra no campo. O relato é parte do projeto de extensão intitulado “Intercâmbio literário – o que dizem as crianças”, desenvolvido no âmbito da Universidade Federal de Juiz de Fora em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo do projeto era o de possibilitar o intercâmbio entre as crianças das escolas, a partir do trabalho com os mesmos livros literários e da troca de correspondências entre elas. Partimos da escolha de livros de literatura infantil cujas histórias tinham potenciais de contextualizar o processo de alfabetização. Conforme Freire (1995) nos ensina, primeiro vem a leitura do mundo que nos rodeia, para depois a leitura da palavra, que dá o sentido ao vivido. E a literatura tem o potencial de interligar o mundo vivido ao mundo da palavra. A utilização da literatura trouxe diversas possibilidades de trabalho como: rodas de conversas sobre o uso social da palavra, escrita de bilhetes, trocas de cartas entre as crianças, ou seja, o intercâmbio de leitura como prática social mediada pela Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC’s). Além de visitas guiadas às duas realidades, tão diferentes enquanto cidade e campo, mas tão próximas considerando as infâncias que nelas se estabelecem. Ao final do projeto ficou evidenciado que houve substantivas contribuições para o processo de aquisição da leitura e da escrita de nossas crianças, assim como para seu processo de desenvolvimento enquanto cidadãos.

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