O presente trabalho aborda o tema Ensino de Filosofia e Sociologia e sua interface com as Tecnologias, destacando sua abrangência, complexidade e incompreensões. O objetivo central é argumentar sobre a compreensão desse tema e suas características. Para isso, são analisados trabalhos científicos, como teses, dissertações, artigos e relatos de experiência, visando diagnosticar a compreensão do tema no campo do ensino de Filosofia e Sociologia no ensino médio. Essa compreensão pode variar: alguns estudiosos defendem a necessidade de estudar filósofos e sociólogos que tratam sobre tecnologia, enquanto outros veem o uso de tecnologias como ferramentas educacionais essenciais para o ensino de Filosofia e Sociologia. Além disso, a discussão envolve a própria noção de ensino e suas especificidades no contexto da Filosofia/Sociologia e das tecnologias, abrangendo a importância da criticidade às mesmas. O trabalho também investiga como essa questão é abordada em outras áreas de ensino, buscando estabelecer diferenças e semelhanças. Esse estudo é fundamental, pois, embora existam muitos recursos digitais utilizados atualmente pelos professores de Filosofia e Sociologia, as reflexões profundas sobre seu uso no ensino de Filosofia e Sociologia ainda são insuficientes. Dessa forma, o trabalho busca explorar e aprofundar um campo de estudo ainda pouco desenvolvido, contribuindo para uma maior compreensão e aplicação das tecnologias no ensino filosófico e sociológico. Ao fazer isso, espera-se promover um ensino de filosofia e sociologia mais integrado com as inovações tecnológicas contemporâneas que potencialize o aprendizado dos estudantes, mas sem se resumir à simples adoção de uma panaceia tecnológica demandada pelas instituições educacionais de cunho empresarial.