O ambiente acadêmico, que é lugar de construção do conhecimento, é também lugar de formação de valores e práticas que refletem a sociedade a qual se está inserido. A promoção de uma educação antirracista é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Assim, no contexto do ensino superior, é fundamental repensar perspectivas metodológicas e curriculares utilizadas, a fim de garantir uma inclusão, assim como também a valorização das referências afrocentradas. No ensino superior, é fundamental incorporar perspectivas afroreferenciadas para desconstruir o eurocentrismo presente em muitos currículos e metodologias. Dessa forma, essa pesquisa tem como objetivo discutir a importância da educação antirracista no ensino superior, explorando algumas abordagens metodológicas e curriculares que podem contribuir para uma formação mais inclusiva e respeitosa da diversidade étnico-racial. Fundamentamo-nos no método da afrodescendência, que versa sobre a importância de valorizar a participação social de africanos e afrodescendentes na formação sociológica brasileira e realizamos uma pesquisa bibliográfica e a prática de campo, essa ocorrida através de oficinas práticas. As análises de dados sugerem a ampliação da produção de conhecimento sobre raça, racismo e antirracismo por meio das práticas antirracistas realizadas no ambiente universitário, através do componente curricular Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Os achados corroboram para uma reflexão de práticas pedagógicas antirracistas, que podem ser utilizadas em sala de aula visando maior representatividade e valorização da cultura afro-brasileira e indígena por meio de práticas antirracistas no ensino superior.