A escassez de professores em disciplinas como ciências naturais é um desafio global que impacta a qualidade da educação. No caso da Química, o desinteresse histórico dos estudantes contribui para a falta de profissionais qualificados. Nesse contexto, o PIBID de Química desempenha um papel crucial, proporcionando aos licenciandos a oportunidade de vivenciar a prática docente desde os primeiros anos da formação acadêmica. Essa imersão na realidade das salas de aula pode despertar o interesse e a paixão pela docência, incentivando mais estudantes a seguirem carreiras na área. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as influências do PIBID na preparação de professores de Química, bem como na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem dessa disciplina no ensino médio. Os dados foram coletados através de um questionário no Google Forms. Na edição de 2020, participaram 30 estudantes, mas apenas 12 responderam: 8 mulheres (66,7%) e 4 homens (33,3%). Destes, 91,7% eram bolsistas e 8,3% voluntários, com a maioria participando por 18 meses. Na edição de 2023, 23 participantes responderam: 8 mulheres (34,8%) e 15 homens (65,2%), sendo 91,3% bolsistas e 8,7% ex-bolsistas, com a maioria participando por 12 meses, no qual a análise do questionário incluiu dados sobre gênero, status de ex-aluno, categorias de bolsista e voluntário, tempo de permanência e realização de planejamento de aula. De acordo com os resultados coletados na pesquisa, conclui-se que o PIBID é essencial na formação inicial de futuros educadores, oferecendo oportunidades valiosas para o contato com a prática docente e desenvolvimento de habilidades. Além disso, o programa é reconhecido por influenciar positivamente a escolha da carreira docente, proporcionando uma perspectiva enriquecedora para o exercício profissional. Destarte, o PIBID contribui significativamente para a formação de professores mais preparados e engajados, melhorando a qualidade do ensino de Química no ensino médio.