Esta pesquisa objetiva apresentar e discutir sobre estratégia investigativa de uso do jogo “soma quinze” no ensino da matemática elementar, além de discutir o desenvolvimento formativo de professores estagiários do Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA) ao proporem tal estratégia. A utilização de materiais didático-pedagógicos, como estratégia educativa, potencializa o processo de ensino da matemática, promovendo aprendizagem significativa e efetiva. O jogo em uma perspectiva investigativa foi utilizado, na aula inaugural do CCIUFPA, para estudantes da educação básica de diferentes níveis escolares, gerando ideias, hipótese e incentivando à manipulação de peças que continham números de um a nove, em que seria necessário somá-los (na horizontal,vertical e diagonal) e o resultado deveria ser igual a quinze. Nesse sentido, esta é uma pesquisa qualitativa ao trabalhar com aspectos subjetivos que não podem ser quantificado, com análise interpretativa. Como dados, utilizamos relatos de três professores estagiários e reflexões sobre discussões dos estudantes durante o jogo. O diálogo na ação e a problematização das situações, sob a orientação dos professores estagiários, puderam gerar condições para o desenvolvimento de diversas hipóteses pelos sócios mirins, onde puderam criar soluções, distintas daquelas planejadas. Nesse sentido, evidenciamos a importância dos jogos na perspectiva investigativa como instrumentos didático-pedagógico na educação matemática, ressaltando um ensino criativo e com participação ativa. Além disso, a criação e adaptação de jogos, para a perspectiva investigativa para favorecer o processo de ensino-aprendizagem, tem sido um componente formativo da prática pedagógica de futuros professores que visam criar canais de diálogos e envolvimento do estudante no processo de aprender matemática, ciências e outras áreas, valorizando a imaginação e a criatividade na proposição de estratégias que visam engajar os estudantes em desafios e construção de conhecimentos.