PRÁTICAS INCLUSIVAS NA SALA DE AULA REGULAR EM PARCERIA COM A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111941 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4372 "inscrito_id" => 14066 "titulo" => "PRÁTICAS INCLUSIVAS NA SALA DE AULA REGULAR EM PARCERIA COM A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS" "resumo" => "Este artigo visa fomentar discussões acerca das práticas inclusivas realizadas nas salas de aula regular em parceria com a sala de recursos multifuncional, ampliando com isso, as possibilidades de pertencimento do aluno público alvo da educação especial na perspectiva inclusiva. Tendo em vista o fenômeno das emoções que são construtos sociais que podem interferir no sentimento de pertença e parceria nas práticas pedagógicas. Objetivamos discutir as barreiras comunicativas e interacionais que inviabilizam a parceria nesse protagonismo existente no espaço escolar. Como arcabouço teórico utilizamos a literatura da autora Mantoan (2013) que aborda temas fundamentais em relação à inclusão escolar; Lustosa (2022) infere os estudos sobre educação inclusiva, práticas pedagógicas e formação de professores; Silva e Almeida (2021) que analisam as emoções como fenômeno social que afetam a conexão ou desconexão do processo interacional. O percurso metodológico escolhido foi: discussões bibliográficas, documentos e observações diretas no cotidiano de uma escola municipal de Fortaleza/Ce. Os resultados esperados são discussões preliminares da junção de referências bibliográficas e observação direta. Não pretendemos com esse artigo concluir resultados definitivos, e sim, fomentar futuras reflexões que possibilitem novos olhares sobre a educação inclusiva na perspectiva de uma relação de parceria entre a sala de aula regular e a sala de recurso multifuncional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14066_TB4372_15102024114101.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANYMERY SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SANYMERY" "autor_email" => "sanymerysantos@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111941 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4372 "inscrito_id" => 14066 "titulo" => "PRÁTICAS INCLUSIVAS NA SALA DE AULA REGULAR EM PARCERIA COM A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS" "resumo" => "Este artigo visa fomentar discussões acerca das práticas inclusivas realizadas nas salas de aula regular em parceria com a sala de recursos multifuncional, ampliando com isso, as possibilidades de pertencimento do aluno público alvo da educação especial na perspectiva inclusiva. Tendo em vista o fenômeno das emoções que são construtos sociais que podem interferir no sentimento de pertença e parceria nas práticas pedagógicas. Objetivamos discutir as barreiras comunicativas e interacionais que inviabilizam a parceria nesse protagonismo existente no espaço escolar. Como arcabouço teórico utilizamos a literatura da autora Mantoan (2013) que aborda temas fundamentais em relação à inclusão escolar; Lustosa (2022) infere os estudos sobre educação inclusiva, práticas pedagógicas e formação de professores; Silva e Almeida (2021) que analisam as emoções como fenômeno social que afetam a conexão ou desconexão do processo interacional. O percurso metodológico escolhido foi: discussões bibliográficas, documentos e observações diretas no cotidiano de uma escola municipal de Fortaleza/Ce. Os resultados esperados são discussões preliminares da junção de referências bibliográficas e observação direta. Não pretendemos com esse artigo concluir resultados definitivos, e sim, fomentar futuras reflexões que possibilitem novos olhares sobre a educação inclusiva na perspectiva de uma relação de parceria entre a sala de aula regular e a sala de recurso multifuncional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14066_TB4372_15102024114101.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANYMERY SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SANYMERY" "autor_email" => "sanymerysantos@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }