Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PASSARINHANDO NA UFPB: INTEGRANDO A OBSERVAÇÃO DE AVES AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112255
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4811
    "inscrito_id" => 9280
    "titulo" => "PASSARINHANDO NA UFPB: INTEGRANDO A OBSERVAÇÃO DE AVES AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "resumo" => "A observação de aves em vida livre, também conhecida como birdwatching, é uma atividade recreativa que atrai cada vez mais entusiastas no mundo todo. No projeto “Passarinhando na UFPB!”, essa prática é explorada como uma ferramenta pedagógica, integrando-a ao contexto acadêmico e conectando-a com diversas áreas do conhecimento. Baseado em fundamentos teórico-metodológicos que valorizam a interdisciplinaridade e a aprendizagem experiencial, o projeto desenvolve oficinas para estudantes do Ensino Básico e comunidade geral. As oficinas incluem um componente teórico onde são abordados temas relacionados à biologia das aves, comportamento, classificação, anatomia e ecologia (com conteúdos adequados à cada série escolar), e um componente prático com saídas guiadas para a observação de aves em vida livre, denominadas "passarinhadas". Até o momento foram realizadas 11 oficinas, utilizando-se a Casa da Ciência para as aulas teóricas e áreas verdes do câmpus da UFPB para a prática. Estima-se um total de 395 participantes, dos quais 200 eram do Ensino Básico, enquanto os demais pertenciam ao nível Superior, ou público em geral. Durante as atividades, utilizou-se o Guia de Aves do Campus I da UFPB e materiais didáticos criados no projeto, como diários de campo e jogos temáticos. Também houve contribuições em eventos, como exposições e feiras, alcançando cerca de 300 pessoas. Foi observado engajamento significativo dos participantes, que comumente demonstram interesse em ampliar seus conhecimentos sobre avifauna e conteúdos relacionados. Ainda, nota-se uma melhoria na percepção ambiental, com maior compreensão das interações entre seres vivos e ambiente, e estímulo à reflexão sobre questões ambientais, como tráfico de animais silvestres e importância da preservação ambiental. Assim, o projeto inova ao trazer a observação de aves para o contexto pedagógico, oferecendo uma experiência educativa enriquecedora ao promover o desenvolvimento de uma consciência ambiental voltada para a conservação da biodiversidade, destacando a importância das aves em liberdade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9280_TB4811_17102024112449.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHÁLIA FLÔRES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Nathália Flôres"
    "autor_email" => "nathalia.flima@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112255
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4811
    "inscrito_id" => 9280
    "titulo" => "PASSARINHANDO NA UFPB: INTEGRANDO A OBSERVAÇÃO DE AVES AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "resumo" => "A observação de aves em vida livre, também conhecida como birdwatching, é uma atividade recreativa que atrai cada vez mais entusiastas no mundo todo. No projeto “Passarinhando na UFPB!”, essa prática é explorada como uma ferramenta pedagógica, integrando-a ao contexto acadêmico e conectando-a com diversas áreas do conhecimento. Baseado em fundamentos teórico-metodológicos que valorizam a interdisciplinaridade e a aprendizagem experiencial, o projeto desenvolve oficinas para estudantes do Ensino Básico e comunidade geral. As oficinas incluem um componente teórico onde são abordados temas relacionados à biologia das aves, comportamento, classificação, anatomia e ecologia (com conteúdos adequados à cada série escolar), e um componente prático com saídas guiadas para a observação de aves em vida livre, denominadas "passarinhadas". Até o momento foram realizadas 11 oficinas, utilizando-se a Casa da Ciência para as aulas teóricas e áreas verdes do câmpus da UFPB para a prática. Estima-se um total de 395 participantes, dos quais 200 eram do Ensino Básico, enquanto os demais pertenciam ao nível Superior, ou público em geral. Durante as atividades, utilizou-se o Guia de Aves do Campus I da UFPB e materiais didáticos criados no projeto, como diários de campo e jogos temáticos. Também houve contribuições em eventos, como exposições e feiras, alcançando cerca de 300 pessoas. Foi observado engajamento significativo dos participantes, que comumente demonstram interesse em ampliar seus conhecimentos sobre avifauna e conteúdos relacionados. Ainda, nota-se uma melhoria na percepção ambiental, com maior compreensão das interações entre seres vivos e ambiente, e estímulo à reflexão sobre questões ambientais, como tráfico de animais silvestres e importância da preservação ambiental. Assim, o projeto inova ao trazer a observação de aves para o contexto pedagógico, oferecendo uma experiência educativa enriquecedora ao promover o desenvolvimento de uma consciência ambiental voltada para a conservação da biodiversidade, destacando a importância das aves em liberdade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9280_TB4811_17102024112449.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHÁLIA FLÔRES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Nathália Flôres"
    "autor_email" => "nathalia.flima@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A observação de aves em vida livre, também conhecida como birdwatching, é uma atividade recreativa que atrai cada vez mais entusiastas no mundo todo. No projeto “Passarinhando na UFPB!”, essa prática é explorada como uma ferramenta pedagógica, integrando-a ao contexto acadêmico e conectando-a com diversas áreas do conhecimento. Baseado em fundamentos teórico-metodológicos que valorizam a interdisciplinaridade e a aprendizagem experiencial, o projeto desenvolve oficinas para estudantes do Ensino Básico e comunidade geral. As oficinas incluem um componente teórico onde são abordados temas relacionados à biologia das aves, comportamento, classificação, anatomia e ecologia (com conteúdos adequados à cada série escolar), e um componente prático com saídas guiadas para a observação de aves em vida livre, denominadas "passarinhadas". Até o momento foram realizadas 11 oficinas, utilizando-se a Casa da Ciência para as aulas teóricas e áreas verdes do câmpus da UFPB para a prática. Estima-se um total de 395 participantes, dos quais 200 eram do Ensino Básico, enquanto os demais pertenciam ao nível Superior, ou público em geral. Durante as atividades, utilizou-se o Guia de Aves do Campus I da UFPB e materiais didáticos criados no projeto, como diários de campo e jogos temáticos. Também houve contribuições em eventos, como exposições e feiras, alcançando cerca de 300 pessoas. Foi observado engajamento significativo dos participantes, que comumente demonstram interesse em ampliar seus conhecimentos sobre avifauna e conteúdos relacionados. Ainda, nota-se uma melhoria na percepção ambiental, com maior compreensão das interações entre seres vivos e ambiente, e estímulo à reflexão sobre questões ambientais, como tráfico de animais silvestres e importância da preservação ambiental. Assim, o projeto inova ao trazer a observação de aves para o contexto pedagógico, oferecendo uma experiência educativa enriquecedora ao promover o desenvolvimento de uma consciência ambiental voltada para a conservação da biodiversidade, destacando a importância das aves em liberdade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.