O presente estudo traz uma discussão sobre o ensino do conteúdo de fração nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir das contribuições reveladas em artigos coletadas na base de dados Google Acadêmico com recorte temporal de 2019 a 2023. A coleta dos artigos realizou-se no mês de março de 2024. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, pautada em revisão narrativa, tendo em vista o interesse em sistematizar o conhecimento teórico acerca do assunto investigado. Sendo assim, tem-se como objetivo geral investigar as contribuições do ensino de frações para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental para o professor que ensina matemática. Para tanto, a investigação delineou-se a partir da seguinte questão de pesquisa: quais as contribuições reveladas nos artigos acerca das estratégias didático-metodológicas para o ensino do conteúdo de fração nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para a fundamentação teórica, utilizou-se as pesquisas de Nacarato, Mengali e Passos (2009), Smole e Diniz (2016), Moretti e Souza (2015), Nunes e Bryant (1997), Nunes et al. (2003), Magina e Malaspina (2013), entre outros. Para a análise dos dados, optou-se em utilizar as categorias a priori com base nos pressupostos de Bardin (2016). Os resultados sinalizaram que as práticas de ensino sobre fração se pautam em uma única situação (parte-todo), além de apresentar indícios de fragilidade e dificuldade na transposição didática de conceitos fracionários e, com isso, no como ensinar, evidenciando situações didáticas não facilitadoras que mobilizem a produção de sentido para favorecer a aprendizagem no conteúdo matemático em estudo.