Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE FRAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111639
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3918
    "inscrito_id" => 12786
    "titulo" => "O ENSINO DE FRAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente estudo traz uma discussão sobre o ensino do conteúdo de fração nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir das contribuições reveladas em artigos coletadas na base de dados Google Acadêmico com recorte temporal de 2019 a 2023. A coleta dos artigos realizou-se no mês de março de 2024. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, pautada em revisão narrativa, tendo em vista o interesse em sistematizar o conhecimento teórico acerca do assunto investigado. Sendo assim, tem-se como objetivo geral investigar as contribuições do ensino de frações para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental para o professor que ensina matemática. Para tanto, a investigação delineou-se a partir da seguinte questão de pesquisa: quais as contribuições reveladas nos artigos acerca das estratégias didático-metodológicas para o ensino do conteúdo de fração nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para a fundamentação teórica, utilizou-se as pesquisas de Nacarato, Mengali e Passos (2009), Smole e Diniz (2016), Moretti e Souza (2015), Nunes e Bryant (1997), Nunes et al. (2003), Magina e Malaspina (2013), entre outros. Para a análise dos dados, optou-se em utilizar as categorias a priori com base nos pressupostos de Bardin (2016). Os resultados sinalizaram que as práticas de ensino sobre fração se pautam em uma única situação (parte-todo), além de apresentar indícios de fragilidade e dificuldade na transposição didática de conceitos fracionários e, com isso, no como ensinar, evidenciando situações didáticas não facilitadoras que mobilizem a produção de sentido para favorecer a aprendizagem no conteúdo matemático em estudo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12786_TB3918_17062024134327.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AGDA ISABELE GONSALVES HONORATO"
    "autor_nome_curto" => "AGDA"
    "autor_email" => "agda-isabele@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111639
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3918
    "inscrito_id" => 12786
    "titulo" => "O ENSINO DE FRAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente estudo traz uma discussão sobre o ensino do conteúdo de fração nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir das contribuições reveladas em artigos coletadas na base de dados Google Acadêmico com recorte temporal de 2019 a 2023. A coleta dos artigos realizou-se no mês de março de 2024. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, pautada em revisão narrativa, tendo em vista o interesse em sistematizar o conhecimento teórico acerca do assunto investigado. Sendo assim, tem-se como objetivo geral investigar as contribuições do ensino de frações para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental para o professor que ensina matemática. Para tanto, a investigação delineou-se a partir da seguinte questão de pesquisa: quais as contribuições reveladas nos artigos acerca das estratégias didático-metodológicas para o ensino do conteúdo de fração nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para a fundamentação teórica, utilizou-se as pesquisas de Nacarato, Mengali e Passos (2009), Smole e Diniz (2016), Moretti e Souza (2015), Nunes e Bryant (1997), Nunes et al. (2003), Magina e Malaspina (2013), entre outros. Para a análise dos dados, optou-se em utilizar as categorias a priori com base nos pressupostos de Bardin (2016). Os resultados sinalizaram que as práticas de ensino sobre fração se pautam em uma única situação (parte-todo), além de apresentar indícios de fragilidade e dificuldade na transposição didática de conceitos fracionários e, com isso, no como ensinar, evidenciando situações didáticas não facilitadoras que mobilizem a produção de sentido para favorecer a aprendizagem no conteúdo matemático em estudo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12786_TB3918_17062024134327.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AGDA ISABELE GONSALVES HONORATO"
    "autor_nome_curto" => "AGDA"
    "autor_email" => "agda-isabele@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo traz uma discussão sobre o ensino do conteúdo de fração nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir das contribuições reveladas em artigos coletadas na base de dados Google Acadêmico com recorte temporal de 2019 a 2023. A coleta dos artigos realizou-se no mês de março de 2024. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, pautada em revisão narrativa, tendo em vista o interesse em sistematizar o conhecimento teórico acerca do assunto investigado. Sendo assim, tem-se como objetivo geral investigar as contribuições do ensino de frações para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental para o professor que ensina matemática. Para tanto, a investigação delineou-se a partir da seguinte questão de pesquisa: quais as contribuições reveladas nos artigos acerca das estratégias didático-metodológicas para o ensino do conteúdo de fração nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para a fundamentação teórica, utilizou-se as pesquisas de Nacarato, Mengali e Passos (2009), Smole e Diniz (2016), Moretti e Souza (2015), Nunes e Bryant (1997), Nunes et al. (2003), Magina e Malaspina (2013), entre outros. Para a análise dos dados, optou-se em utilizar as categorias a priori com base nos pressupostos de Bardin (2016). Os resultados sinalizaram que as práticas de ensino sobre fração se pautam em uma única situação (parte-todo), além de apresentar indícios de fragilidade e dificuldade na transposição didática de conceitos fracionários e, com isso, no como ensinar, evidenciando situações didáticas não facilitadoras que mobilizem a produção de sentido para favorecer a aprendizagem no conteúdo matemático em estudo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.