O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o papel do gestor escolar da Educação Infantil na implementação e articulação da gestão pedagógica da escola de modo que assegure às crianças o direito a viver experiências significativas na Educação Infantil. Considerando as especificidades da Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e a Legislação existente para esta etapa de ensino, buscou-se apontar a relevância do trabalho do gestor escolar da Educação Infantil na garantia de práticas pedagógicas que respeitem a pluralidade, as diferenças, a democracia e a participação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica a partir da análise de revisão de literatura. Para o estudo, buscou-se o diálogo com as proposições dos autores: Kramer (2005), Libâneo (2004), Luck (2015), Paro (2001) e Monção (2022), além dos documentos oficiais como a Constituição Federal, de 1988, a LDBEN, de 1996, e as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI) de 2009. Os resultados demonstraram que a gestão escolar da Educação Infantil tem seus desafios próprios, característicos do público atendido. Por isso, a atuação do gestor escolar na articulação da gestão pedagógica da escola é tão importante e diferenciada, e o quão é valioso o trabalho do gestor desempenhado em parceria com os demais envolvidos no processo educativo (coordenadores, professores, auxiliares e mediadores), refletindo no sucesso e no desenvolvimento de boas práticas pedagógicas que viabilizam o desenvolvimento pleno da criança.