O estudo tem como objetivo geral analisar a implantação e o desenvolvimento, pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SMERJ), da política educacional intitulada Ginásio Experimental Carioca. A pesquisa possui abordagem qualitativa a partir da análise documental a respeito da temática. Os resultados obtidos ao longo do estudo nos conduziram à criação das seguintes tópicos: 1- Origens e formulação da proposta dos Ginásios Experimentais; 2- A expansão dos Ginásios Experimentais na SMERJ; 3- Os Parceiros dos Ginásios Experimentais; 4- Os Primeiros Resultados dos Ginásios Experimentais e 5- Mudança da nomenclatura para Ginásios Educacionais Carioca. Como resultado é possível constatar que para a manutenção desses programas a SMERJ estabelece parcerias que visam investir na educação pública, estabelecendo parcerias público- privado. Além disso é possível constatar que há uma melhoria significativa no IDEB após a implementação dos GECs comparando o IDEB antes e depois do início do programa Neste contexto, é possível perceber que de fato há uma melhora nos índices das escolas em que o Programa é implementado, sendo, portanto, um programa exitoso na proposta de Educação em Tempo Integral do município do Rio de Janeiro, promovendo uma educação integral que considere a totalidade do ser humano em todas as suas dimensões.