Introdução: O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior assegura o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior. Para tanto, utiliza instrumentos de avaliação com diferentes dimensões e indicadores. A dimensão da organização didático-pedagógica, tem o indicador metodologia como elemento protagonista no ensino. Por sua importância, o Curso de Especialização em Ciência, Arte e Cultura na Saúde (CACS), no Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz adota a oficina pedagógica no ensino-aprendizagem. Esta metodologia possibilita aos estudantes vivenciar situações concretas, significativas, alicerçadas em sentir-pensar-agir, sem deixar de lado as bases teóricas, a troca de saberes, os sentimentos e emoções presentes. As oficinas vestem como luvas as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), porque estas abordagens terapêuticas são pouco conhecidas pelos estudantes e sua vivência pode promover a cultura do autocuidado. Desde a criação do CACS os estudantes mostram-se satisfeitos com a metodologia. Cabe ressaltar que nas diretrizes e normas para oferta dos cursos de especialização, Resolução Nº 1, de 6 de abril de 2018, Conselho Nacional de Educação, não constam procedimentos detalhados para avaliação. Contudo, a avaliação pode produzir processos sociais de conhecimento, compreensão e julgamento de instituições, visando o melhoramento da qualidade, a conscientização dos atores sociais envolvidos no projeto educativo e a efetividade acadêmica e social. Objetivo: esquematizar a elaboração de roteiro avaliativo de oficinas pedagógicas em PICS. Metodologia: Estudo exploratório; revisão bibliográfica de instrumentos de avaliação, para elaboração de roteiro adequado às etapas que compõem as oficinas pedagógicas; seleção dos elementos relevantes à avaliação de oficinas em PICS. Resultados: O estudo apresenta nova estrutura avaliativa para oficinas e justifica a inclusão de quesitos. Conclusão: o roteiro colabora com a cultura avaliativa do CACS. Por abranger diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem, favorece a ampliação da compreensão da relevância do ensino em PICS para produção de conhecimentos.