Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito da disciplina "Tópicos Especiais em Políticas Educacionais: Educação Superior", ofertada no primeiro semestre de 2024. Esta disciplina é fruto de uma parceria interinstitucional entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGEd-So) e o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, documental e bibliográfica, tendo como objetivo investigar, no contexto do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, a formação de professores para a Educação Básica e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no Brasil. A relevância da pesquisa é justificada pela importância do tema, especialmente considerando os contextos pandêmico e pós-pandêmico, nos quais as tecnologias digitais desempenharam um papel crucial. Adicionalmente, a Base Nacional Comum Curricular (2018), em seu caderno complementar, aborda especificamente esta temática, complementando o Parecer CNE/CEB nº 02/2022 e a recentemente implementada Política Nacional de Educação Digital (PNED), conforme a Lei nº 14.533/2023. As discussões derivadas da pesquisa destacaram a iminência de um novo Plano Nacional de Educação, uma vez que foi identificado que o PNE 2014-2024, embora mencionasse as tecnologias em suas estratégias, não apresentava metas específicas sobre o tema. No entanto, as deliberações da Conferência Nacional de Educação indicaram a inclusão das tecnologias em quatro dos sete eixos temáticos para a construção do novo PNE, inclusive no que concerne a formação de professores.

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