A aplicação dos jogos lúdicos voltadas ao ensino de Química, pode estimular e proporcionar uma melhora significativa nos conceitos e conteúdos abordados em sala de aula. O uso desta estratégia metodológica pode estimular a motivação, imaginação e o desenvolvimento do processo de construção cognitiva do estudante. Partindo-se deste pressuposto, este trabalho tem por objetivo evidenciar os impactos positivos dos jogos lúdicos ressaltando a sua eficácia como uma estratégia contribuinte para ensino da química. Nesse contexto, por meio de uma análise perceptível, observou-se uma efetividade nas aplicações dos conteúdos através dos jogos. Para a realização dos lúdicos, foram elaborados com materiais alternativos, de baixo custo e de acordo com o conteúdo da disciplina aplicado em sala de aula. E em seguida foram inseridos nas turmas do ensino médio, as quais os alunos bolsistas do PIBID exerciam suas atividades. Durante as aplicações foi possível observar que além de promover uma aula descontraídas, os alunos conseguiam absorver mais conhecimentos através da dinâmica, além disso, os lúdicos desenvolvido pelos pibidianos, contribuíram para a motivação, desenvolvimento acadêmico e potencializaram a capacidade analítica dos mesmos. Nesse sentido nota-se que a aplicação dos jogos lúdicos em sala de aula, pode ser utilizada como uma ferramenta de ensino, além de manter uma participação ativa dos alunos e estimular uma aprendizagem mais significativa.