Uma abordagem alternativa para o ensino de química orgânica no terceiro ano do ensino médio, é a integração da produção de bioplásticos como uma atividade prática e significativa. A produção de bioplásticos é uma possibilidade promissora aos plásticos tradicionais derivados de fontes não renováveis. A proposta é explorar como essa atividade pode ser utilizada como uma ferramenta didática para envolver os alunos em conceitos fundamentais da química orgânica, enquanto também promove a conscientização ambiental. O projeto irá apresentar uma análise do desenvolvimento deste exercício didático, adaptado ao currículo de química orgânica do terceiro ano do ensino médio de um colégio do município de Imperatriz-MA, a fim de facilitar a compreensão dos alunos sobre os princípios da química envolvidos na produção de bioplásticos. No contato com os alunos, será apresentada a parte teórica da atividade, explicando os conceitos de química orgânica relacionados à produção de bioplásticos, além disso, os alunos terão a oportunidade de observar a prática e os seus resultados. Um questionário estruturado referente ao conteúdo desenvolvido será aplicado no término das atividades para coleta de dados quantitativos. Serão discutidos os impactos dessa prática no engajamento dos alunos, na compreensão de conceitos químicos, conscientização e educação ambiental. Esta proposta busca não apenas enriquecer o ensino de química orgânica, mas também fundamentar os alunos com conhecimento válido para ponderar os desafios ambientais deste século.