A presente pesquisa analisa o lugar da Educação Inclusiva/ Especial no currículo da formação inicial dos professores dos cursos de licenciatura em História do Piauí. A pesquisa faz-se necessária diante do crescente número de crianças com laudos de transtornos, síndromes ou habilidades excepcionais, as quais são atendidas pela inclusão educacional das unidades escolares, nos anos do ensino fundamental - etapa final e ensino médio. Diante do contexto, surge a pergunta investigativa - qual é a formação dos professores licenciados, especialmente da área de história para acolher, orientar e mediar ações no campo da inclusão educacional? Dessa forma, a pesquisa objetivou: identificar através da legislação educacional a relação entre educação especial e formação dos professores das licenciaturas; compreender em que medida, a educação especial é contemplada nas diretrizes curriculares para os cursos de formação dos licenciados e por fim, identificar o lugar da educação especial nos currículos dos cursos de licenciatura em História no Piauí. Para isso, realizamos a análise da legislação educacional brasileira, a fim de compreender a educação como direito universal. Em seguida, realizamos a análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de história das universidades públicas selecionadas (Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos e Teresina/PI). Os resultados inicias da pesquisa apontam que a formação docente para Educação Inclusiva/ Especial nos cursos de história é realizada de forma pontual – através da disciplina de Libras, que por sua vez, não está a articulada à outras disciplinas da formação docente, e que as reflexões sobre Educação Inclusiva/ Especial não são abordadas de forma transversal nas disciplinas e nem nas questões curriculares dos projetos pedagógicos dos cursos analisados. Confirmando nossa hipótese que os professores licenciados não tem acesso a uma formação imprescindível, diante do contexto atual, para Educação Inclusiva/ Especial.