O território Indígena Kapinawa, localizado no município de Buíque no estado de Pernambuco, teve Manoel Bento (Mané Bento) como uma das lideranças responsáveis pela articulação e empoderamento do seu povo no processo que busca a conquista e reconhecimento do seu território, além da valorização dos saberes ancestrais e espirituais. Na sua trajetória de luta pelo fortalecimento da identidade e da vida material de seu povo, fundou a Aldeia da Baixa da Palmeira e esteve presente no movimento indígena durante a Constituinte de 1988. Como indígena Kapinawá, professora do ensino básico em escolas do território e discente do curso de especialização em Educação Intercultural Indígena-Quilombola Antirracista do IFPE – Campus Garanhuns, pesquiso sobre a elaboração da memória da comunidade sobre a trajetória de Manoel Bento como liderança de nosso povo nas lutas políticas, de conquista do território e espiritual como rezador dotado de saberes sobre os encantados, as matas, a ancestralidade, os modos de fazer e as práticas de cura Kapinawá. Assim, este trabalho é resultado de pesquisas através das memórias dos mais velhos do povo Kapinawá sobre Mané Bento como guia espiritual, intelectual, político e guerreiro do seu povo. Por fim, buscamos relatar – através das trajetórias de Manoel Bento - as possibilidades de elaboração de organização curricular e práticas didáticas da educação escolar indígena pautadas na história do território, nas memórias dos mais velhos, na sabedoria dos seus guias e nos saberes perpassados na valorização da ancestralidade como estratégias para uma educação antirracista, com circularidade de saberes e promotora do fortalecimento da identidade territorial do povo Kapinawá e reconhecimento das lideranças como existências detentoras de encantamentos e saberes inspiradoras para os/as jovens guerreiros/as do território.