Este texto tece ponderações sobre a Educação Inclusiva, em escolas da rede pública estadual, na cidade de Salvador, a partir de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, em andamento, realizada em duas Unidades de Ensino que acolhem estudantes com deficiência e transtornos diversos. Intenta-se provocar reflexões críticas sobre as tensões percebidas na relação inclusão/exclusão presentes no lócus escolar, avanços, dificuldades, demandas, considerando-se a escuta de pessoas que as vivenciam, a saber, representantes dos segmentos que compõe a escola – gestão, funcionários, estudantes, responsáveis e professores. Para tal, estabelecem-se esclarecimentos sobre aspectos da pesquisa, o percurso metodológico, servindo-se de considerações acerca do tema inclusão escolar e tópicos correlatos, notadamente, os estudos sobre deficiência, preconceito, políticas educacionais referendadas por estudiosos com larga experiência nos estudos sobre deficiência, manifestações de preconceito e educação inclusiva, dentre os quais, Maria Teresa Égler Mantoan, Luciene Silva e José Leon Crochík, tendo-se por base teórica a teoria crítica da sociedade nas reflexões sobre educação.