Este artigo trata sobre as práticas sociais desenvolvidas em uma praça pública localizada na cidade de Belém, no Estado do Pará, a partir da perspectiva lúdica que circundam esse ambiente e que contribua para o desenvolvimento das inter-relações sociais, históricas, culturais e educacional para os sujeitos frequentadores deste local. O texto é um relato sobre o papel da praça, enquanto espaço não escolar que possibilita essas vivências e interações plural e diversa. A metodologia desta pesquisa partiu de um relato de experiência de aula-passeio durante a disciplina de Ludicidade e Educação que demandou da análise do local e as formas de como as relações sociais se entrecruzam. Utilizamos também a pesquisa bibliográfica e documental para fundamentação teórico-metodológica. Durante a exploração, pudemos notar uma relação de aproximação e diálogo entre os frequentadores, muitas famílias, pessoas de diversas faixas etárias e turistas frequentam o local. A praça possibilita a inter-relação e a diversidade, principalmente por se tratar de um espaço com amplas possibilidades e inúmeros aprendizados que contribuem para o conhecimento e para educação de uma forma mais prazerosa em um ambiente externo da sala de aula. Apesar de que o local precise de uma atenção quanto as reformas, ainda assim, fluxo de pessoas é intenso e dispõe de diversas atrações locais, culturais o que tornam o local prazeroso.