A formação leitora é uma temática que vem sendo destaque de diversas pesquisas acadêmicas, sobretudo, no que concerne a formação do leitor literário, com foco na leitura de poesia, no ensino básico. Em meio aos estudos sobre o ensino de literatura, discutem-se diversas questões que giram entorno de métodos, metodologias do ensino de literatura como forma de proporcionar uma didática apropriada que impulsione a formação literária dos nossos estudantes. Norteados pelo contexto do ensino de literatura, apresentamos como objetivo fomentar a leitura de poesia, de e por indígenas, na formação social de alunos do ensino médio, destrinchando-se em objetivos específicos de i. Proporcionar a formação leitora de poesias em aulas de Literatura Brasileira (LB), ii. Divulgar e fomentar a leitura de poesia indígenas, iii. Construir um plano de aula para a disciplina de LB com foco na poesia indígena. Nossa investigação se caracteriza por uma investigação bibliográfica, fundamentada a partir das contribuições de Candido (2012) com o texto Direito à Literatura, de Cosson (2021) com a formação de círculo de leitura na sala de aula. O letramento literário: teoria e prática e os paradigmas do ensino da literatura (COSSON, 2021), assim como as contribuições de Almeida (2014) com a literatura e ensino, Potiguara (2018) com seu poema Identidade Indígena, pertencente à obra Metade cara, metade máscara e entre outros estudos teóricos que serviram como pilar para a construção desta proposta didática.