POESIA INDÍGENA NA SALA DE AULA: PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111838 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4222 "inscrito_id" => 4669 "titulo" => "POESIA INDÍGENA NA SALA DE AULA: PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO." "resumo" => "A formação leitora é uma temática que vem sendo destaque de diversas pesquisas acadêmicas, sobretudo, no que concerne a formação do leitor literário, com foco na leitura de poesia, no ensino básico. Em meio aos estudos sobre o ensino de literatura, discutem-se diversas questões que giram entorno de métodos, metodologias do ensino de literatura como forma de proporcionar uma didática apropriada que impulsione a formação literária dos nossos estudantes. Norteados pelo contexto do ensino de literatura, apresentamos como objetivo fomentar a leitura de poesia, de e por indígenas, na formação social de alunos do ensino médio, destrinchando-se em objetivos específicos de i. Proporcionar a formação leitora de poesias em aulas de Literatura Brasileira (LB), ii. Divulgar e fomentar a leitura de poesia indígenas, iii. Construir um plano de aula para a disciplina de LB com foco na poesia indígena. Nossa investigação se caracteriza por uma investigação bibliográfica, fundamentada a partir das contribuições de Candido (2012) com o texto Direito à Literatura, de Cosson (2021) com a formação de círculo de leitura na sala de aula. O letramento literário: teoria e prática e os paradigmas do ensino da literatura (COSSON, 2021), assim como as contribuições de Almeida (2014) com a literatura e ensino, Potiguara (2018) com seu poema Identidade Indígena, pertencente à obra Metade cara, metade máscara e entre outros estudos teóricos que serviram como pilar para a construção desta proposta didática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4669_TB4222_27102024141459.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAIO CÉSAR PINHEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KAIO CÉSAR" "autor_email" => "profkaioczar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111838 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4222 "inscrito_id" => 4669 "titulo" => "POESIA INDÍGENA NA SALA DE AULA: PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO." "resumo" => "A formação leitora é uma temática que vem sendo destaque de diversas pesquisas acadêmicas, sobretudo, no que concerne a formação do leitor literário, com foco na leitura de poesia, no ensino básico. Em meio aos estudos sobre o ensino de literatura, discutem-se diversas questões que giram entorno de métodos, metodologias do ensino de literatura como forma de proporcionar uma didática apropriada que impulsione a formação literária dos nossos estudantes. Norteados pelo contexto do ensino de literatura, apresentamos como objetivo fomentar a leitura de poesia, de e por indígenas, na formação social de alunos do ensino médio, destrinchando-se em objetivos específicos de i. Proporcionar a formação leitora de poesias em aulas de Literatura Brasileira (LB), ii. Divulgar e fomentar a leitura de poesia indígenas, iii. Construir um plano de aula para a disciplina de LB com foco na poesia indígena. Nossa investigação se caracteriza por uma investigação bibliográfica, fundamentada a partir das contribuições de Candido (2012) com o texto Direito à Literatura, de Cosson (2021) com a formação de círculo de leitura na sala de aula. O letramento literário: teoria e prática e os paradigmas do ensino da literatura (COSSON, 2021), assim como as contribuições de Almeida (2014) com a literatura e ensino, Potiguara (2018) com seu poema Identidade Indígena, pertencente à obra Metade cara, metade máscara e entre outros estudos teóricos que serviram como pilar para a construção desta proposta didática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4669_TB4222_27102024141459.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAIO CÉSAR PINHEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KAIO CÉSAR" "autor_email" => "profkaioczar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }