Este trabalho tem como finalidade apresentar um recorte teórico dos estudos feitos acerca dos desafios encontrados pelos professores em sala de aula como forma de subsidiar a construção da identidade profissional do professor, cujo titulo “A construção da identidade profissional docente e os desafios contemporâneos: uma revisão bibliográfica”. Objetiva-se compreender a construção da identidade docente e os obstáculos da profissionalização que surgiram na atualidade, a partir de suas relações interpessoais estabelecidas dentro e fora da instituição escolar, tais desafios podem ajudar a alcançar resultados positivos com os educandos. Realizou-se, primeiramente, um embasamento teórico, a fim de mostrar a distinção dos conceitos referidos no título deste trabalho, o que advém de vários sentidos que cada um deles exibe quando sua interpretação e/ou interpelação sob a luz de distintas referências. É uma pesquisa de caráter qualitativo e bibliográfico, que busca aprimorar o conhecimento sobre o assunto e oferecer a contribuição para a realização de prospectivos estudos sobre esta temática. Apresentaram-se os resultados das análises a partir do cruzamento dos artigos que foram selecionados, onde foram distribuídos por temas relacionados aos objetivos deste estudo em quadros. Compreendeu se que a construção da identidade profissional docente está inerente as mudanças sociais, culturais, econômicas imposta por um sistema globalizado, que interferem não somente no processo educacional, como no ensino em sala de aula. E, que os desafios encontrados no decorrer da docência podem contemplar as necessidades e possibilidades sobre o desempenho do aluno, à medida que o professor os transforma diariamente em saberes.