Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112696
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5431
    "inscrito_id" => 5433
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade apresentar um recorte teórico dos estudos feitos acerca dos desafios encontrados pelos professores em sala de aula como forma de subsidiar a construção da identidade profissional do professor, cujo titulo “A construção da identidade profissional docente e os desafios contemporâneos: uma revisão bibliográfica”. Objetiva-se compreender a construção da identidade docente e os obstáculos da profissionalização que surgiram na atualidade, a partir de suas relações interpessoais estabelecidas dentro e fora da instituição escolar, tais desafios podem ajudar a alcançar resultados positivos com os educandos. Realizou-se, primeiramente, um embasamento teórico, a fim de mostrar a distinção dos conceitos referidos no título deste trabalho, o que advém de vários sentidos que cada um deles exibe quando sua interpretação e/ou interpelação sob a luz de distintas referências. É uma pesquisa de caráter qualitativo e bibliográfico, que busca aprimorar o conhecimento sobre o assunto e oferecer a contribuição para a realização de prospectivos estudos sobre esta temática. Apresentaram-se os resultados das análises a partir do cruzamento dos artigos que foram selecionados, onde foram distribuídos por temas relacionados aos objetivos deste estudo em quadros. Compreendeu se que a construção da identidade profissional docente está inerente as mudanças sociais, culturais, econômicas imposta por um sistema globalizado, que interferem não somente no processo educacional, como no ensino em sala de aula. E, que os desafios encontrados no decorrer da docência podem contemplar as necessidades e possibilidades sobre o desempenho do aluno, à medida que o professor os transforma diariamente em saberes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5433_TB5431_10062024092104.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELENA GOMES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "HELENA GOMES AL"
    "autor_email" => "helenagomes99@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112696
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5431
    "inscrito_id" => 5433
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade apresentar um recorte teórico dos estudos feitos acerca dos desafios encontrados pelos professores em sala de aula como forma de subsidiar a construção da identidade profissional do professor, cujo titulo “A construção da identidade profissional docente e os desafios contemporâneos: uma revisão bibliográfica”. Objetiva-se compreender a construção da identidade docente e os obstáculos da profissionalização que surgiram na atualidade, a partir de suas relações interpessoais estabelecidas dentro e fora da instituição escolar, tais desafios podem ajudar a alcançar resultados positivos com os educandos. Realizou-se, primeiramente, um embasamento teórico, a fim de mostrar a distinção dos conceitos referidos no título deste trabalho, o que advém de vários sentidos que cada um deles exibe quando sua interpretação e/ou interpelação sob a luz de distintas referências. É uma pesquisa de caráter qualitativo e bibliográfico, que busca aprimorar o conhecimento sobre o assunto e oferecer a contribuição para a realização de prospectivos estudos sobre esta temática. Apresentaram-se os resultados das análises a partir do cruzamento dos artigos que foram selecionados, onde foram distribuídos por temas relacionados aos objetivos deste estudo em quadros. Compreendeu se que a construção da identidade profissional docente está inerente as mudanças sociais, culturais, econômicas imposta por um sistema globalizado, que interferem não somente no processo educacional, como no ensino em sala de aula. E, que os desafios encontrados no decorrer da docência podem contemplar as necessidades e possibilidades sobre o desempenho do aluno, à medida que o professor os transforma diariamente em saberes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5433_TB5431_10062024092104.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELENA GOMES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "HELENA GOMES AL"
    "autor_email" => "helenagomes99@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho tem como finalidade apresentar um recorte teórico dos estudos feitos acerca dos desafios encontrados pelos professores em sala de aula como forma de subsidiar a construção da identidade profissional do professor, cujo titulo “A construção da identidade profissional docente e os desafios contemporâneos: uma revisão bibliográfica”. Objetiva-se compreender a construção da identidade docente e os obstáculos da profissionalização que surgiram na atualidade, a partir de suas relações interpessoais estabelecidas dentro e fora da instituição escolar, tais desafios podem ajudar a alcançar resultados positivos com os educandos. Realizou-se, primeiramente, um embasamento teórico, a fim de mostrar a distinção dos conceitos referidos no título deste trabalho, o que advém de vários sentidos que cada um deles exibe quando sua interpretação e/ou interpelação sob a luz de distintas referências. É uma pesquisa de caráter qualitativo e bibliográfico, que busca aprimorar o conhecimento sobre o assunto e oferecer a contribuição para a realização de prospectivos estudos sobre esta temática. Apresentaram-se os resultados das análises a partir do cruzamento dos artigos que foram selecionados, onde foram distribuídos por temas relacionados aos objetivos deste estudo em quadros. Compreendeu se que a construção da identidade profissional docente está inerente as mudanças sociais, culturais, econômicas imposta por um sistema globalizado, que interferem não somente no processo educacional, como no ensino em sala de aula. E, que os desafios encontrados no decorrer da docência podem contemplar as necessidades e possibilidades sobre o desempenho do aluno, à medida que o professor os transforma diariamente em saberes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.