A consultoria colaborativa, baseada em Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), ofertada a professores da classe comum, por especialistas, tais como os psicólogos, é uma estratégia que visa garantir currículos universais mais acessíveis a todos os alunos, contribuindo simultaneamente para a formação continuada deles. Este estudo buscou descrever as principais dificuldades para o desenvolvimento de conteúdos trabalhados durante uma oferta de consultoria colaborativa, conduzida durante a pandemia. A abordagem teórico-metodológica adotada foi a pesquisa-ação, participante e colaborativa. As professoras lecionavam no terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em uma cidade do interior do Estado de São Paulo e tinham, em suas turmas, alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) ou que estavam em processo de diagnóstico. A intervenção em consultoria colaborativa, ocorreu ao longo de 20 semanas. Ao final da intervenção, as duas professoras responderam a uma entrevista de devolutiva que foi gravada e transcrita. Os dados da entrevista de devolutiva foram organizados de acordo com as categorias temáticas que emergiram. Para o presente estudo, foi realizado um recorte sobre a influência da pandemia na execução da pesquisa foi realizado. Os principais resultados apontados pelas professoras referem-se à impossibilidade de interação entre os alunos para o desenvolvimento de trabalhos em grupos e de tutoria, à privação de utilização dos diferentes espaços da escola e aos prejuízos socioemocionais sofridos pelos alunos. Portanto, os anos pós-pandemia devem avaliar não somente as habilidades do currículo, mas também aos prejuízos obtidos durante o período.