LUDICIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIAS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113874 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7131 "inscrito_id" => 16799 "titulo" => "LUDICIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIAS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Ao trabalhar com o componente curricular Ciências no Ensino Fundamental, o professor é capaz de mediar a constituição dos saberes e conhecimentos científicos relacionados ao meio ambiente, corpo humano e elementos físicos e químicos, ao mesmo tempo em que forma cidadãos capazes de conhecer e refletir sobre suas ações e as das coletividades no ciclo de integralidade. Diante das possibilidades de um novo saber-fazer baseado no construtivismo, a ludicidade se torna um item significativo e facilitador do ensino e da aprendizagem científica. Assim, o objetivo da pesquisa tem como foco propor a utilização de atividades lúdicas em sala nas aulas de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental como forma de promover conhecimentos científicos e auxiliar na contribuição de habilidades sociais. A metodologia se baseia na pesquisa bibliográfica qualitativa, exploratória e propositiva, com as fontes extraídas de livros, artigos e trabalhos acadêmicos e que subsidiaram algumas propostas integrativas entre o conhecimento científico, a atividade lúdica e as habilidades sociais. A partir do que foi apontado na literatura, evidenciou-se que as atividades lúdicas auxiliam e viabilizam a materialização de novas formas de ensinar e aprender de modo significativo, dinâmico e facilitado quanto à apreensão dos conteúdos no componente curricular Ciências. Isso permitiu pensar em atividades que envolvessem recursos e metodologias atrativas e factíveis à execução e análise infantil em sala de aula de acordo com as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16799_TB7131_10062024210404.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO MARQUES BEZERRA" "autor_nome_curto" => "FÁBIO BEZERRA" "autor_email" => "fabio.mb1@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113874 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7131 "inscrito_id" => 16799 "titulo" => "LUDICIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIAS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Ao trabalhar com o componente curricular Ciências no Ensino Fundamental, o professor é capaz de mediar a constituição dos saberes e conhecimentos científicos relacionados ao meio ambiente, corpo humano e elementos físicos e químicos, ao mesmo tempo em que forma cidadãos capazes de conhecer e refletir sobre suas ações e as das coletividades no ciclo de integralidade. Diante das possibilidades de um novo saber-fazer baseado no construtivismo, a ludicidade se torna um item significativo e facilitador do ensino e da aprendizagem científica. Assim, o objetivo da pesquisa tem como foco propor a utilização de atividades lúdicas em sala nas aulas de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental como forma de promover conhecimentos científicos e auxiliar na contribuição de habilidades sociais. A metodologia se baseia na pesquisa bibliográfica qualitativa, exploratória e propositiva, com as fontes extraídas de livros, artigos e trabalhos acadêmicos e que subsidiaram algumas propostas integrativas entre o conhecimento científico, a atividade lúdica e as habilidades sociais. A partir do que foi apontado na literatura, evidenciou-se que as atividades lúdicas auxiliam e viabilizam a materialização de novas formas de ensinar e aprender de modo significativo, dinâmico e facilitado quanto à apreensão dos conteúdos no componente curricular Ciências. Isso permitiu pensar em atividades que envolvessem recursos e metodologias atrativas e factíveis à execução e análise infantil em sala de aula de acordo com as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16799_TB7131_10062024210404.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO MARQUES BEZERRA" "autor_nome_curto" => "FÁBIO BEZERRA" "autor_email" => "fabio.mb1@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }