Ao trabalhar com o componente curricular Ciências no Ensino Fundamental, o professor é capaz de mediar a constituição dos saberes e conhecimentos científicos relacionados ao meio ambiente, corpo humano e elementos físicos e químicos, ao mesmo tempo em que forma cidadãos capazes de conhecer e refletir sobre suas ações e as das coletividades no ciclo de integralidade. Diante das possibilidades de um novo saber-fazer baseado no construtivismo, a ludicidade se torna um item significativo e facilitador do ensino e da aprendizagem científica. Assim, o objetivo da pesquisa tem como foco propor a utilização de atividades lúdicas em sala nas aulas de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental como forma de promover conhecimentos científicos e auxiliar na contribuição de habilidades sociais. A metodologia se baseia na pesquisa bibliográfica qualitativa, exploratória e propositiva, com as fontes extraídas de livros, artigos e trabalhos acadêmicos e que subsidiaram algumas propostas integrativas entre o conhecimento científico, a atividade lúdica e as habilidades sociais. A partir do que foi apontado na literatura, evidenciou-se que as atividades lúdicas auxiliam e viabilizam a materialização de novas formas de ensinar e aprender de modo significativo, dinâmico e facilitado quanto à apreensão dos conteúdos no componente curricular Ciências. Isso permitiu pensar em atividades que envolvessem recursos e metodologias atrativas e factíveis à execução e análise infantil em sala de aula de acordo com as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais.