As competências socioemocionais são capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e agir com posturas e atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, estabelecendo objetivos e tomadas de decisões frente a situações novas ou adversas. E na modalidade de Educação a distância (EAD) essas competências quando intencionalizadas através de práticas de aprendizagem colaborativas, com espírito de equipe e coletividade sinalizam caminhos para uma construção de conhecimento menos individualista e mais harmônica nos ambientes virtuais. De acordo, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2019), as competências socioemocionais apresentam por premissas a articulação da construção de conhecimentos, o desenvolvimento de competências e habilidades e a formação valores e atitudes. Essas competências trazem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no que corresponde as exigências para o século 21 que incluem diversas perspectivas éticas, estéticas e políticas fomentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Objetivou-se: Destacar a relevância das competências socioemocionais, que vai além de um manual de etiqueta, para as relações de ensino-aprendizagem na Educação a distância (EAD). A metodologia é de viés qualitativo, com o objetivo de desenvolvimento do artigo a partir de uma abordagem exploratória, tomando por base a necessidade de compreender a relevância das competências socioemocionais na EAD. O referido artigo nos permite apontar caminhos a partir dos vieses das competências socioemocionais: como escuta e leitura ativa, comunicação não violenta e nem agressiva,empatia, altruísmo, coletividade, compaixão, troca de saberes, importância a opinião do outro, ambiente democrático, regulações de emoções ao expressar opiniões sem ferir o próximo, promove engajamento, espírito de equipe, bem-estar e bem comum na construção do conhecimento na EAD que vai além, das competências necessárias exigidas para os alunos dessa modalidade, que consistem em : gestão do tempo, fluência digital, autonomia, comunicação.