Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MOSTRAS INTERESTADUAIS DE MORFOLOGIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DO CORPO HUMANO E SUAS ESTRUTURAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113614
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6764
    "inscrito_id" => 16664
    "titulo" => "MOSTRAS INTERESTADUAIS DE MORFOLOGIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DO CORPO HUMANO E SUAS ESTRUTURAS"
    "resumo" => "As mostras de morfologia objetivam proporcionar o ensino prático da forma e das estruturas do organismo humano no ambiente escolar, por intermédio da exposição de peças cadavéricas e lâminas histológicas aos discentes e docentes da instituição de ensino assistida. Tal fenômeno permite a disseminação das ciências morfológicas e enriquece a experiência de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, esse trabalho busca apresentar os impactos das mostras de morfologia realizadas no Rio Grande do Norte, pela Liga de Ensino e Morfologia nas Escolas (LEME), da Universidade Federal do Ceará (UFC), para a formação acadêmica e os benefícios para todos os estudantes envolvidos. As exposições de morfologia são organizadas pelos discentes da liga, estes vão introduzir um assunto da área de ciências e, posteriormente, discorrer interagindo com perguntas, curiosidades e demonstrando as peças cadavéricas. Outrossim, embora a apresentação das peças anatômicas e histológicas sejam o grande foco da mostra, são desenvolvidos gincanas com jogos virtuais, jogos de tabuleiro, educação em saúde acerca da higiene bucal e body painting, uma técnica de pintura de estruturas internas na pele com alto grau de detalhamento. Através dessas atividades, os alunos do ensino básico adquirem uma compreensão fundamental a respeito das estruturas e do funcionamento do corpo humano, além de despertar interesse em cursar o ensino superior na área da saúde. Os resultados observados evidenciam impacto positivo para ambas as comunidades estudantis, por possibilitar aprendizado através de metodologias dinâmicas, habilidade de comunicação e interação social, melhora no desempenho em anatomia e promover uma breve experiência do ensino superior para os alunos da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "673ca7354a1ba_19112024115653.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => "2024-11-19 11:56:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YARA TALITA ALMEIDA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "YARA"
    "autor_email" => "talitaalmeida@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113614
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6764
    "inscrito_id" => 16664
    "titulo" => "MOSTRAS INTERESTADUAIS DE MORFOLOGIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DO CORPO HUMANO E SUAS ESTRUTURAS"
    "resumo" => "As mostras de morfologia objetivam proporcionar o ensino prático da forma e das estruturas do organismo humano no ambiente escolar, por intermédio da exposição de peças cadavéricas e lâminas histológicas aos discentes e docentes da instituição de ensino assistida. Tal fenômeno permite a disseminação das ciências morfológicas e enriquece a experiência de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, esse trabalho busca apresentar os impactos das mostras de morfologia realizadas no Rio Grande do Norte, pela Liga de Ensino e Morfologia nas Escolas (LEME), da Universidade Federal do Ceará (UFC), para a formação acadêmica e os benefícios para todos os estudantes envolvidos. As exposições de morfologia são organizadas pelos discentes da liga, estes vão introduzir um assunto da área de ciências e, posteriormente, discorrer interagindo com perguntas, curiosidades e demonstrando as peças cadavéricas. Outrossim, embora a apresentação das peças anatômicas e histológicas sejam o grande foco da mostra, são desenvolvidos gincanas com jogos virtuais, jogos de tabuleiro, educação em saúde acerca da higiene bucal e body painting, uma técnica de pintura de estruturas internas na pele com alto grau de detalhamento. Através dessas atividades, os alunos do ensino básico adquirem uma compreensão fundamental a respeito das estruturas e do funcionamento do corpo humano, além de despertar interesse em cursar o ensino superior na área da saúde. Os resultados observados evidenciam impacto positivo para ambas as comunidades estudantis, por possibilitar aprendizado através de metodologias dinâmicas, habilidade de comunicação e interação social, melhora no desempenho em anatomia e promover uma breve experiência do ensino superior para os alunos da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "673ca7354a1ba_19112024115653.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => "2024-11-19 11:56:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YARA TALITA ALMEIDA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "YARA"
    "autor_email" => "talitaalmeida@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As mostras de morfologia objetivam proporcionar o ensino prático da forma e das estruturas do organismo humano no ambiente escolar, por intermédio da exposição de peças cadavéricas e lâminas histológicas aos discentes e docentes da instituição de ensino assistida. Tal fenômeno permite a disseminação das ciências morfológicas e enriquece a experiência de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, esse trabalho busca apresentar os impactos das mostras de morfologia realizadas no Rio Grande do Norte, pela Liga de Ensino e Morfologia nas Escolas (LEME), da Universidade Federal do Ceará (UFC), para a formação acadêmica e os benefícios para todos os estudantes envolvidos. As exposições de morfologia são organizadas pelos discentes da liga, estes vão introduzir um assunto da área de ciências e, posteriormente, discorrer interagindo com perguntas, curiosidades e demonstrando as peças cadavéricas. Outrossim, embora a apresentação das peças anatômicas e histológicas sejam o grande foco da mostra, são desenvolvidos gincanas com jogos virtuais, jogos de tabuleiro, educação em saúde acerca da higiene bucal e body painting, uma técnica de pintura de estruturas internas na pele com alto grau de detalhamento. Através dessas atividades, os alunos do ensino básico adquirem uma compreensão fundamental a respeito das estruturas e do funcionamento do corpo humano, além de despertar interesse em cursar o ensino superior na área da saúde. Os resultados observados evidenciam impacto positivo para ambas as comunidades estudantis, por possibilitar aprendizado através de metodologias dinâmicas, habilidade de comunicação e interação social, melhora no desempenho em anatomia e promover uma breve experiência do ensino superior para os alunos da educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.