O presente texto refere-se a um relato de experiência, que visa discutir a importância da disciplina Seminário de Pesquisa para a formação acadêmica a nível stricto sensu, ressaltando que o caminho que tomaremos perpassa para além da escrita da tese ou dissertação, pois tomamos aqui o fato que tornar-se doutor/mestre não se restringe a apresentação de um trabalho final, abordaremos as contribuições para as pesquisas, bem como os autores trabalhados, sem perder de vista a escolha metodológica a qual as professoras optaram. Para isso lançamos mão das discussões sugeridas no plano de disciplina e que foram essenciais durante todo o semestre, apoiadas nas discussões levantas por Silva e Carvalho (2014), Freitas e Souza (2018) para nos ajudar a pensar a formação e a pesquisa na pós-graduação stricto sensu, Costa (2007) trazendo alguns caminhos investigativos e novos olhares na pesquisa em educação, e Oliveira (2010) sobre metodologias e técnicas de pesquisa em educação. Primeiramente trouxemos as contribuições da disciplina para uma pesquisa em específico, analisando principalmente sua evolução metodológica ao longo do curso, e em seguida foram descritas as principais experiências e discussões compartilhadas durante as aulas. Como resultado, temos a convicção da importância da disciplina Seminário de Pesquisa para a consolidação metodológica das pesquisas desenvolvidas pelos discentes, além de colocá-los a par de muitas outras possibilidades.