Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DA CAIXA ENTOMOLÓGICA, METODOLOGIA DINÂMICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As aulas práticas são caracterizadas pela participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. A utilização de aulas práticas para fortalecer o aprendizado na disciplina de ciências, torna-se necessária para assegurar uma considerável formação dos estudantes, pois ao passarem por experiências que sobressaiam o campo teórico, tem despertado o seu interesse para a investigação dos diversos aspectos que compõem a natureza. Em busca de métodos alternativos para o ensino de biologia, utilizamos a construção de uma mini caixa entomológica como forma de facilitar a discussão de conceitos relacionados aos insetos, suas características, classificação e importância para o homem e o equilíbrio ambiental. Com o objetivo de sugerir uma metodologia diferenciada para estimular um aprendizado relevante aos estudantes, orientou-se a construção de uma mini caixa entomológica. Foram utilizados materiais de baixos custos como caixas de sapato e isopor. Os estudantes participaram de aulas práticas, elaboraram minis caixas entomológicas e aprenderam sobre a importância econômica e principalmente ecológica dos insetos. Ao final, observou-se que houve interação e participação nas atividades desenvolvidas. Notou-se também que muitos estudantes mudaram sua concepção negativa sobre os insetos, como animais causadores de doenças. A construção das minis caixas entomológicas foi bastante positiva, agregando conhecimento aos estudantes de forma mais dinâmica, dessa forma, concluímos que ela apresenta potencial para ser utilizada como ferramenta didática facilitadora do ensino-aprendizagem da disciplina de biologia.

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