O setor educacional sempre lidou com obstáculos em sua jornada pela melhoria da eficiência no ensino-aprendizagem. Contudo, nos dias atuais, os desafios se tornaram mais acentuados devido às rápidas transformações na sociedade, resultantes do avanço tecnológico. A tecnologia tem se destacado cada vez mais por sua eficácia em vários setores sociais. Por conseguinte, a adoção do Ensino Híbrido, que mescla ensino presencial e remoto, tem se tornado uma discussão frequente na área educacional, pois esse modelo pode contribuir significativamente para a educação. No entanto, é fundamental destacar que, embora a tecnologia seja capaz de melhorar o ensino, é essencial que a formação dos professores acompanhe essas mudanças, ou seja, é necessário prepará-los para aproveitar os benefícios das tecnologias e implementar essa nova abordagem educacional. Diante desse cenário, é possível apresentar o propósito do projeto, que consiste em analisar as interações entre a formação de professores e o ensino híbrido diante das mudanças recentes nas conexões e nas abordagens, influenciadas pelas tecnologias, no processo de capacitação de professores de Ciências no Instituto Federal do Maranhão. Para conduzir a pesquisa, foi adotada uma metodologia descritiva, exploratória e bibliográfica, combinando abordagens qualitativas e quantitativas. A coleta de dados envolveu a aplicação de questionários, análise de documentos e entrevistas para investigar a percepção de professores e alunos sobre o ensino híbrido. Ao enviar o questionário, foi percebida uma reduzida adesão por parte dos docentes e futuros professores na resposta aos questionários. Isso indica a importância de adotar mais estratégias para divulgar a pesquisa, uma vez que essas respostas são essenciais para impulsionar novas melhorias na instituição.