Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111827
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4209
    "inscrito_id" => 13171
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo teve como objetivo apresentar os resultados de uma atividade de extensão de abordagem prática, através da resolução de problemas matemáticos, realizado com alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Curuçá - Pa. Utilizamos essa metodologia de ensino baseadas na teoria de Van Walle (2009), segundo Walle ensinar através desta metodologia deve ser foco do currículo de matemática, sendo considerado uma das principais táticas educacionais. Deve-se iniciar o ensino a partir do ponto em que os alunos se encontram, levando em consideração seus conhecimentos prévios para tornar essa prática um método efetivo no processo de aprendizagem. Antes da atividade ser aplicada, os alunos foram submetidos a uma atividade de resolução de problemas convencional, durante a atividade foram manipulados o ábaco e o material dourado como maneira de tornar a resolução de problemas mais tangível e visual, visando aprofundar sua compreensão dos conceitos matemáticos e aprimorar suas habilidades de resolução de problemas. Após a intervenção, os alunos foram novamente avaliados com uma atividade semelhante a inicial, permitindo a comparação dos resultados. A abordagem integrada que combinou a resolução de problema com o uso do ábaco e o material dourado demonstrou um impacto positivo. Os participantes dessa interversão mostraram uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos, demostraram mais confiança na resolução de problemas dos conceitos abstratos e apresentaram um aumento notável em suas habilidades de pensamento crítico e raciocínio logico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13171_TB4209_27102024001008.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANNY WANESSA BAIA PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANNY BAIA"
    "autor_email" => "luciannypinheiro@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111827
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4209
    "inscrito_id" => 13171
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo teve como objetivo apresentar os resultados de uma atividade de extensão de abordagem prática, através da resolução de problemas matemáticos, realizado com alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Curuçá - Pa. Utilizamos essa metodologia de ensino baseadas na teoria de Van Walle (2009), segundo Walle ensinar através desta metodologia deve ser foco do currículo de matemática, sendo considerado uma das principais táticas educacionais. Deve-se iniciar o ensino a partir do ponto em que os alunos se encontram, levando em consideração seus conhecimentos prévios para tornar essa prática um método efetivo no processo de aprendizagem. Antes da atividade ser aplicada, os alunos foram submetidos a uma atividade de resolução de problemas convencional, durante a atividade foram manipulados o ábaco e o material dourado como maneira de tornar a resolução de problemas mais tangível e visual, visando aprofundar sua compreensão dos conceitos matemáticos e aprimorar suas habilidades de resolução de problemas. Após a intervenção, os alunos foram novamente avaliados com uma atividade semelhante a inicial, permitindo a comparação dos resultados. A abordagem integrada que combinou a resolução de problema com o uso do ábaco e o material dourado demonstrou um impacto positivo. Os participantes dessa interversão mostraram uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos, demostraram mais confiança na resolução de problemas dos conceitos abstratos e apresentaram um aumento notável em suas habilidades de pensamento crítico e raciocínio logico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13171_TB4209_27102024001008.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANNY WANESSA BAIA PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANNY BAIA"
    "autor_email" => "luciannypinheiro@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo teve como objetivo apresentar os resultados de uma atividade de extensão de abordagem prática, através da resolução de problemas matemáticos, realizado com alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Curuçá - Pa. Utilizamos essa metodologia de ensino baseadas na teoria de Van Walle (2009), segundo Walle ensinar através desta metodologia deve ser foco do currículo de matemática, sendo considerado uma das principais táticas educacionais. Deve-se iniciar o ensino a partir do ponto em que os alunos se encontram, levando em consideração seus conhecimentos prévios para tornar essa prática um método efetivo no processo de aprendizagem. Antes da atividade ser aplicada, os alunos foram submetidos a uma atividade de resolução de problemas convencional, durante a atividade foram manipulados o ábaco e o material dourado como maneira de tornar a resolução de problemas mais tangível e visual, visando aprofundar sua compreensão dos conceitos matemáticos e aprimorar suas habilidades de resolução de problemas. Após a intervenção, os alunos foram novamente avaliados com uma atividade semelhante a inicial, permitindo a comparação dos resultados. A abordagem integrada que combinou a resolução de problema com o uso do ábaco e o material dourado demonstrou um impacto positivo. Os participantes dessa interversão mostraram uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos, demostraram mais confiança na resolução de problemas dos conceitos abstratos e apresentaram um aumento notável em suas habilidades de pensamento crítico e raciocínio logico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.