Este trabalho ressalta a importância da oferta de um ambiente inclusivo e acessível para estudantes com autismo, tendo em vista seu pleno desenvolvimento educacional, social, e, sobretudo, reforçando essa modalidade de ensino como um princípio fundamental da educação contemporânea, que busca promover a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola é fundamental para garantir um ambiente de aprendizagem acolhedor e adaptado para todos os estudantes. Por isso, é fundamental que a escola adote estratégias e recursos pedagógicos que atendam às necessidades específicas dos alunos com autismo, promovendo sua integração e participação ativa no ambiente escolar. Neste contexto, este trabalho relata as práticas inclusivas adotadas em uma escola pública da rede estadual do Maranhão no ano de 2023 junto à sala de recursos multifuncionais (SRM) para acolher e promover a aprendizagem dos alunos com autismo. Corroborando com esse trabalho os autores: Lopes, Centeno (2005); Asperger (1944); Alexandre, Dias (2010). Foram realizadas atividades de qualificação dos profissionais em serviço, adaptação das atividades dos componentes curriculares para aplicação em sala de aula regular, disponibilização de recursos de apoio na sala multifuncional, bem como o atendimento educacional especializado e a promoção de atividades que estimulam a interação e a socialização dos alunos. As discussões e as atividades realizadas junto aos professores para a inclusão desses estudantes contribuíram para o aumento da segurança do professor no fazer pedagógico. A partir desse trabalho foi possível desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem que fortaleceram a inclusão dos estudantes, sabendo que não existe uma receita pronta, mas é preciso investir no acolhimento e na mediação da aprendizagem.