As metodologias ativas de ensino têm como objetivo central colocar o aluno no cerne do processo de aprendizagem, incentivando sua participação ativa. Nesse contexto, o papel do professor se transforma em um facilitador, responsável por criar um ambiente interativo e estimulante. Tecnologias inovadoras, como a Realidade Virtual (RV), têm se destacado nesse cenário, proporcionando novas formas de experiência educacional. Este estudo investiga a aplicação da RV na disciplina de instalações prediais do curso de arquitetura e urbanismo, além de propor diretrizes para docentes interessados em incorporar essa tecnologia em suas salas de aula, mantendo o mesmo enfoque de ensino. São abordados aspectos como softwares, equipamentos e dinâmicas de aula necessárias para uma integração eficaz da RV no ambiente educacional. Duas atividades de imersão em RV foram realizadas durante as aulas, e as percepções dos alunos foram coletadas por meio de questionários. Os resultados revelaram que 93% dos participantes ficaram satisfeitos com a experiência, porém 50% relataram desconforto ou vertigem. As sugestões dos alunos incluíram a necessidade de maior detalhamento nos modelos e aprimoramentos nos softwares de RV. Conclui-se que a RV pode ser uma ferramenta de ensino eficaz para disciplinas como instalações prediais, sendo também viável sua aplicação no ambiente educacional do ensino superior.